Esta seção trata de aspectos relativos
a um dos principais ambientes onde ocorre a aprendizagem:
a sala de aula. Nos textos aqui reunidos, diferentes autores
discutem questões como fracasso escolar, salas-ambiente,
relações escolares, curso noturno. São
subsídios para se refletir sobre temas importantes,
como o problema da indisciplina, e auxiliar o professor no
desafio de transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem
produtivo e prazeroso.
Artigos |
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Sala-ambiente.
Cartas aos professores coordenadores pedagógicos: dilemas
da prática cotidiana, São Paulo: SE/CENP, 1999.
p.75-86.
A sala de aula.
Raízes e asas, fascículo 7, São Paulo:
CENPEC, 1995. 27p.
A psicologia no imaginário
da escola. Marilene Proença Rebello de Souza. Série
Idéias n. 23, São Paulo: FDE, 1994. p. 35-39.
Fracasso escolar:
mito e realidade. Anna Maria Bianchini Baeta. Série
Idéias n. 6, São Paulo: FDE, 1992. p. 17-23.
A queixa escolar no
alvo dos diagnósticos. Adriana M. Machado. Série
Idéias n.28, São Paulo: FDE, 1997. p. 141-156.
Fracasso escolar:
uma questão médica? Maria Aparecida Affonso
Moysés. Série Idéias n. 6, São
Paulo: FDE, 1992. p. 29-31.
A transformação
do espaço pedagógico em espaço clínico.
(a patologização da educação).
Cecília Azevedo Lima Collares e Maria Aparecida Affonso
Moysés. Série Idéias n. 23, São
Paulo: FDE, 1994. p. 25-31..
Ajudando a desmistificar
o fracasso escolar. Cecília Azevedo Lima Collares.
Série Idéias n. 6, São Paulo: FDE, 1992.
p. 24-28.
Organização
do trabalho escolar no Ciclo Básico na perspectiva
da superação do fracasso escolar. Elba Siqueira
de Sá Barreto. Série Idéias n.6, São
Paulo: FDE, 1992. p. 101-107.
Repensando o lugar
dos afetos na sala de aula. Marilene Proença Rebello
de Souza. Série Idéias n. 28 . São Paulo:
FDE, 1997. p.159-174.
Vygotsky e o papel
das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar
o mundo. João Carlos Martins. Série Idéias
n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122.
Ensinar e Aprender.
Raízes e asas, fascículo 5, São Paulo:
CENPEC, 1995. 27p.
Os desafios da indisciplina
em sala de aula e na escola. Celso dos Santos Vasconcellos.
Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997.
p. 227-252.
Carecas do subúrbio.
Maurício Tragtenberg. Série Idéias n.
23, São Paulo: FDE, 1994. p. 75-80.
Como aperfeiçoar
as escolas para que mais alunos aprendam mais. Boudewijn
A. M. Van velzen. Mudar para melhor: pequenos passos rumo
ao êxito para todos, São Paulo: SE/APS, 1997.
p. 1-7.
Subsídios para a organização
do trabalho docente. Cipriano Carlos Luckesi. Série
Idéias n. 11, São Paulo: FDE, 1991. p. 88-103.
Vida na escola - o
intrigante jogo de aparências. Regina L. Garcia.
Série Idéias n. 23, São Paulo: FDE, 1994.
p. 121-126.
Questões do
cotidiano na escola de 1º grau. Marli André.
Série Idéias n. 11, São Paulo: FDE, 1991.
p. 69-81.
A trajetória
histórica da didática. Amélia Domingues
de Castro. Série Idéias n. 11, São Paulo:
FDE, 1991. p. 15-25.
Entrevista com George
Snyders. Série Idéias n. 11, São
Paulo: FDE, 1991. p. 159-164.
Entrevista com Christiane
Gillèrion. Meire Graça Matos e Bernard Huet.
Série Idéias n. 12, São Paulo: FDE, 1992.
p. 125-132.
Curso Noturno
Autonomia escolar
e o curso noturno: a construção do projeto coletivo.
Marcos Antônio Lorieri. Série Idéias n.
25, São Paulo: FDE, 1998. p. 29-44.
Alternativas metodológicas
para o trabalho pedagógico voltado ao curso noturno.
Célia Pezzolo de Carvalho. Série Idéias
n. 25, São Paulo: FDE, 1998. p.75-89.
O aluno trabalhador
e os meios de comunicação numa perspectiva pedagógica.
João Baptista Winck. Série Idéias n.25,
São Paulo: FDE, 1998. p. 109-117.
Curso noturno: uma
abordagem histórica. Laurinda Ramalho de Almeida.
Série Idéias n. 25, São Paulo: FDE, 1998.
p.17-28.
O espaço escolar
e a produção de cultura no curso noturno.
. Àurea M. Guimarães. Série Idéias
n.25, São Paulo: FDE, 1998. p. 149-162.
O jogo: uma sugestão
de trabalho para o curso noturno. Maria Angela Barbato
Carneiro. Série Idéias n. 25, São Paulo:
FDE, 1998. p. 91-107.
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