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Entrevista com Christiane Gillèrion |
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Meire Graça Mattos e Bernard
Huet |
Nesta entrevista, a Profª. Drª
Christiane Gillèrion, da Universidade de Genebra,
reflete sobre a importância do professor ter consciência
de que nenhum ser humano possui todo o conhecimento. Enfatiza
também que o educador deve observar sua própria
aprendizagem, para compreender como os alunos aprendem
e quais situações realmente motivam o aprendizado.
Leia algumas opiniões de Christiane Gillèrion: |
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- Qual o método de ensino ideal?
"Todo mundo é capaz de aprender. O que talvez
seja perigoso é acreditar que existe um 'método
idealmente melhor' que os outros. Eu acho que não existe
'método ideal', tudo está em função
do contexto. Tomando como princípio que o professor
é mais importante que o método, considero que
a motivação é uma questão fundamental
tanto para o professor como para a criança."
- Como deve ser a relação entre professor e
aluno, aprender e ensinar?
"O professor está aí para ajudar o aluno
a aprender; ele não vai transferir o conteúdo
para a cabeça do aluno, mas sim colocar esse aluno
numa situação propícia para a aprendizagem.
Um exemplo típico desta situação de aprendizagem
e da amplitude do papel do professor em relação
ao do aluno são as atividades manuais e esportivas.
Nestas atividades, percebe-se claramente que não é
possível se transferir um conhecimento. Por exemplo:
como se pode ensinar uma criança a saltar bem? A criança
deverá possuir habilidade para o salto e nós
apenas tentamos aprimorar sua ação, formulando
hipóteses a respeito de sua performance, para que ela
mesma modifique seu comportamento. Nós não podemos
transferir seu conhecimento entre um "salto"e outro.
Nós devemos nos posicionar ante a criança no
sentido de tentar modificar as condições de
sua aprendizagem. Mas é a criança que aprende;
é o esportista que aprende. E o papel do professor
é o de ajudar no desenvolvimento desse processo."
Publicação:
Série Idéias n. 12. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 125 a 132
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