" A inauguração de um campo de estudos
com esse nome (didática) tem uma característica
que vai ser reencontrada na vida histórica da Didática:
surge de uma crise e constitui um marco revolucionário
e doutrinário no campo da Educação. Da
nova disciplina espera-se reformas da Humanidade, já
que deveria orientar educadores e destes, por sua vez, dependeria
a formação das novas gerações.
Justifica-se, assim, as muitas esperanças nela depositadas,
acompanhadas, infelizmente, de outras tantas frustrações."
" Tomar consciência que a Didática hoje
oscila entre diferentes paradigmas pode ser algo muito auspicioso
para a comunidade pedagógica. Na verdade ela nunca
foi monolítica: é o que prova a própria
necessidade de adjetivação adotada tantas vezes:
Didática renovada, ativa, nova, tradicional, experimental,
psicológica, sociológica, filosófica,
moderna, geral, especial etc."
"... a Didática tem uma determinada contribuição
ao campo educacional, que nenhuma outra disciplina poderá
cumprir. E nem a teoria social ou a econômica, nem a
cibernética ou a tecnologia do ensino, nem a psicologia
aplicada à Educação atingem o seu núcleo
central: o Ensino."
"... a Didática, como disciplina e campo de
estudos, parece acelerar o progresso no sentido de uma autoconsciência
de sua identidade - encontrada em seu núcleo central
- e de sua necessária interdisciplinaridade. Conseguir
plenamente a autonomia, sem prejudicar suas fecundas relações
com disciplinas afins, é um projeto que, a meu ver,
depende tanto de um esforço teórico e reflexivo,
quanto de um avanço no campo experimental."