> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 16 de Abril de 2024
>> Ambientes de Aprendizagem
   
 
O jogo: uma sugestão de trabalho para o curso noturno.

Maria Angela Barbato Carneiro


Neste texto, você encontrará a proposta de utilização do jogo como um recurso didático, visando a despertar o interesse dos alunos e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Dentre as vantagens oferecidas no noturno pelo uso do lúdico estão:
- o despertar de um maior interesse dos alunos pelos conteúdos, dada a atividade que desenvolve;
- o desenvolvimento do espírito reflexivo e crítico, graças ao estabelecimento e à testagem de hipóteses;
- a possibilidade de uso de várias formas de comunicação, decorrentes do processo de representação;
- o desenvolvimento de importantes funções mentais, tais como a percepção, a classificação, a análise, o julgamento e a associação;
- o aparecimento do sentimento do prazer em aprender; e
- a construção de uma Escola mais alegre, viva, criativa e, conseqüentemente, de melhor qualidade.

Deve-se salientar ainda que, diferentemente de outros recursos mais sofisticados, como a TV, o vídeo, o computador, os jogos não necessitam de nada ou quase nada para sua realização; o que importa em um trabalho como esse é apenas uma pequena dose de boa-vontade, acrescida de bom-senso e de uma pitada de competência e criatividade."

Publicação: Série Idéias n. 25. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 91-107

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader