"A participação ativa dos alunos nas
aulas, assim como seu interesse e envolvimento nas atividades,
vem apenas demonstrar que o aluno da Escola Pública
não é apático e desinteressado como afirmam
alguns."
"Constatou-se que quando há um interesse geral
na tarefa que realiza, o alunado consegue se disciplinar mais.
Parece haver uma forte relação entre disciplina
e interesse na tarefa..."
"O estudo possibilitou afirmar a complexidade da
prática educativa. (...) O que acontece dentro da Escola
é muito mais o resultado da cadeia de relações
que constrói o dia-a-dia do professor, do aluno e do
conhecimento e muito menos a atitude e decisão isoladas
de um desses elementos. Os anéis dessa cadeia se ligam
de várias maneiras aos anéis que compõem
o todo institucional, o qual se articula de muitas formas
com as várias esferas do social mais amplo."
"É preciso aproximar o pensar sobre a Didática
do viver a Didática no dia-a-dia da prática
educativa. Se nós queremos fazer surgir um profissional
competente, consciente, crítico, precisamos dar-lhes
condições, no seu processo de formação,
para que vivencie situações, experiências
que o leve a incorporar estes comportamentos, habilidades,
atitudes, valores desejados."
"É preciso lembrar que a jornada escolar é
realizada por indivíduos em relação,
produtores e produto de determinados encontros e simultaneamente
de desencontros. Os sujeitos quando entram na Escola, não
deixam do lado de fora aquele conjunto de fatores individuais
e sociais que os distinguem como indivíduos dotados
de vontade, sujeitos em um determinado tempo e lugar. Identificar
essas características situadas e datadas é condição
fundamental para se aproximar da ´verdade´ pedagógica."