"... para um exercício organizado da prática
docente, importa:
· ter clareza da direção que a sociedade
dá à prática educativa;
· proceder a uma crítica dessa direção,
verificando tanto se ela nos satisfaz ou não como as
razões desse entendimento;
· definir a direção que efetivamente
desejamos dar à nossa prática."
"...assumimos que o fim político da ação
educativa crítica é trabalhar no sentido de
que todos os cidadãos tenham acesso e permanência
dentro do processo escolar, sendo-lhes garantida uma aprendizagem
satisfatória e significativa dos conteúdos científicos
e culturais, sistematizados através dos currículos.
Todo cidadão tem direito de acesso aos conhecimentos
e habilidades necessários a viver bem nesta sociedade."
"A aprendizagem ativa é aquela que é
construída pelo educando a partir de sua interação
com os conteúdos socioculturais. (...) exige também
um ensino ativo. O educador, ao trabalhar com seus educandos,
deverá estar atento para propor conteúdos e
atividades que lhes possibilitem aprender pela ação."
"A aprendizagem deve, ainda, ser inteligível.
O conhecimento que se adquire deverá possibilitar a
iluminação da realidade; deverá possibilitar
que o educando penetre nos mistérios e nas conexões
com a realidade, desvendando-os. Assim, no conhecimento adquirido,
é preciso que o educando obtenha um instrumento de
compreensão da realidade."
"Por 'assimilação receptiva' entendemos
a recepção atenta e inteligível que o
educando tem de um conhecimento, de um princípio, de
uma análise elaborada. O educando é receptivo,
mas não passivo.(...) O receptor está ativo
enquanto recebe."
"O docente, em sua atividade intencional, deverá
organizar o seu trabalho, tendo em vista executar mediações
que conduzam à consecução dos objetivos
estabelecidos. Se se tem como meta o trabalho pela democratização
da sociedade e se se compreende que esta não pode ocorrer
sem que os sujeitos possuam sua independência, importa
que o educador, como profissional que tem claro que o setor
da Educação é uma das mediações
sociais que podem servir à luta pela democratização,
deverá ter conhecimentos dos fins a serem obtidos,
assim como dos princípios e meios científicos
e tecnológicos disponíveis para a obtenção
do que se traçou como resultado final de seu trabalho."