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Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Ambientes de Aprendizagem
   
 
O aluno trabalhador e os meios de comunicação numa perspectiva pedagógica.

João Baptista Winck

O curso noturno tem incorporado as transformações tecnológicas que cada vez mais estão presentes no cotidiano ? Neste texto o autor reflete sobre a interface entre educação e tecnologia, bem como os desafios da escola em inserir a tecnologia no seu projeto pedagógico.
Faz sugestões do uso da tecnologia como recurso didático e como objeto de reflexão crítica.

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"Na Escola noturna aparecem com maior intensidade as tensões provocadas pela coexistência pouco pacífica da Educação convencional e das novas tecnologias. A Escola noturna está voltada ao atendimento de uma clientela com características e interesses específicos, estreitamente ligados às transformações operadas pela revolução tecnológica em andamento. Ao ignorar ou retardar a incorporação dessas tecnologias, ela torna questionáveis seus próprios propósitos educativos."

"O aluno trabalhador necessita adquirir autoconfiança para liderar o processo educativo, isto é, precisa saber escolher, num universo de informações em expansão, quais são as informações competentes, onde buscar as melhores opções de acesso a elas e, principalmente, como as ordenar logicamente. Para que isso ocorra, não basta dominar mecanismos e equipamentos sem compreender sua lógica, ou armazenar muitos dados sem saber interagi-los com as exigências do cotidiano, tarefas programadas para as próprias máquinas executarem de maneira cada vez mais eficiente."

"O desafio da Pedagogia, preocupada em consolidar senso crítico, é aprender e ensinar a transitar por esses emaranhados de linguagens, aperfeiçoando a capacidade de saber "ler", além da palavra escrita, uma multiplicidade de sons, cores, volumes, texturas e movimentos recortados pelos enquadramentos das imagens.(...)
A Escola deve fornecer os instrumentais lógicos que habilitem o cidadão a dominar a lógica dos instrumentais, isto é, colocar à disposição de sua clientela os meios e modos de produção simbólica compatíveis com seu tempo."

"Superar os preconceitos em relação à tecnologia, desfrutando da riqueza do ambiente comunicológico contido nessa revolução, deve ser a "lição de aula" do cidadão em geral e do professor em particular."

Publicação: Série Idéias n. 25. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 109-117

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