> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Ambientes de Aprendizagem
   
 
Fracasso escolar: uma questão médica?

Maria Aparecida Affonso Moysés


Neste texto, a médica Maria Aparecida Moysés, professora do Departamento de Pediatria da UNICAMP, discute a relação entre medicina e educação. Analisa também, muitos dos mitos que cercam a questão do fracasso escolar do ponto de vista médico e pedagógico.
Em especial, ela contesta a afirmação de que o fracasso escolar teria como explicação causas orgânicas inerentes às crianças que, curiosamente, só não aprendem na escola.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Existe, na verdade, um grande mito que se ramifica e de dissemina em várias direções: a crença de que questões de saúde são responsáveis, pelo menos em parte, pelo fracasso escolar."

"Embora com problemas de saúde, a criança que está na escola não é uma "criança doente". É uma criança que sofre as conseqüências de condições agressivas, desumanas sob qualquer ângulo que se analisa sua vida."

"São crianças que andam (até a escola, inclusive), correm, brincam, riem, falam, contam estórias, aprendem tudo o que a vida lhes ensina e/ou exige. Mas que são portadoras de doenças extremamente caprichosas, que só se manifestam quando é hora de aprender a ler e a escrever. (...) Entretanto, se não existem causas médicas reais para o fracasso escolar, o que se observa é a construção artificial destas causas."

"É esta a contribuição real que a Medicina pode oferecer à Educação a respeito deste assunto: a desmistificação de explicações simplistas e simplificadoras do fracasso escolar."

Publicação: Série Idéias n. 6. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 29-31

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 Ajudando a desmistificar o fracasso escolar

 A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico (a patologização da educação)
 MOYSÉS, M. A.

 COLLARES, C.

 PATTO, Maria Helena Souza