Neste texto abordam-se alguns aspectos teóricos
que fundamentam uma concepção de desenvolvimento
humano, de forma clara e concisa. Os autores estabelecem
também, a relação desta concepção
com a aprendizagem, seus principais teóricos e
suas implicações na prática escolar.
O desenvolvimento do Homem faz-se a partir das interações
sociais. É nas nossas relações com
o outro que nos desenvolvemos (objetos, meio ambiente,
mas especialmente outras pessoas: pais, irmãos,
professores).
Isto traz importantes conseqüências para a
escola. Se a criança é capaz de aprender
sozinha com sua própria experiência, ela
aprende mais e melhor com os outros. Na escola isto quer
dizer: com seu professor e com seus colegas.
O conhecimento sobre a aprendizagem - suas condições,
seu papel no desenvolvimento - ajuda o professor a ensinar
melhor.
Saber sobre a vida escolar do aluno, conhecer suas competências,
suas referências socioculturais e paixões
torna-se imprescindível para que o professor tenha
sucesso na tarefa de levar o aluno aprender. |