> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Ambientes de Aprendizagem
   
 
Ensinar e Aprender

 

Neste texto abordam-se alguns aspectos teóricos que fundamentam uma concepção de desenvolvimento humano, de forma clara e concisa. Os autores estabelecem também, a relação desta concepção com a aprendizagem, seus principais teóricos e suas implicações na prática escolar.

O desenvolvimento do Homem faz-se a partir das interações sociais. É nas nossas relações com o outro que nos desenvolvemos (objetos, meio ambiente, mas especialmente outras pessoas: pais, irmãos, professores).

Isto traz importantes conseqüências para a escola. Se a criança é capaz de aprender sozinha com sua própria experiência, ela aprende mais e melhor com os outros. Na escola isto quer dizer: com seu professor e com seus colegas.

O conhecimento sobre a aprendizagem - suas condições, seu papel no desenvolvimento - ajuda o professor a ensinar melhor.

Saber sobre a vida escolar do aluno, conhecer suas competências, suas referências socioculturais e paixões torna-se imprescindível para que o professor tenha sucesso na tarefa de levar o aluno aprender.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

Publicação: Raízes e Asas, fascículo 5. São Paulo: CENPEC, 1995

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 A perspectiva de Jean Piaget

 Algumas contribuições da psicologia cognitiva

 A Sala de Aula
 REGO, Tereza Cristina

 GALVÃO, Izabel