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Sábado , 20 de Abril de 2024
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A qualidade do sistema de ensino e a autonomia da escola

Rose Neubauer


Nesse texto, a autora faz uma análise histórica dos anos 1970 e 1980, no que diz respeito às políticas educacionais desse período nas quais transparece, basicamente, o esforço para garantir o princípio da eqüidade ou igualdade de oportunidade de acesso à educação formal. Passando para os anos 90, pode-se observar o redirecionamento da organização institucional dos sistemas educativos que, visando à melhoria da qualidade da educação, enfatizam a descentralização e a autonomia da escola.

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"A Educação passa a ocupar papel central na pauta das políticas governamentais, sendo entendida como uma necessidade estratégica dos países na promoção do desempenho social e econômico de sua população, condição indispensável para obter sucesso na nova ordem internacional, marcada pela grande competitividade entre os países."

"... presencia-se um processo de dar ou reforçar à instituição escolar autonomia com responsabilidade."

""... alguns fatores que determinam a existência de uma 'boa escola', dentre os quais destacam:
· Escola como o centro das decisões;
· Recursos e poder alocados no nível da escola;
· Responsabilidade e prestação de contas para a direção;
· Salários competitivos que possam atrair melhores professores;
· Mecanismos de controle e avaliação;
· Pais e mantenedores que se preocupam e controlam a qualidade do serviço educacional."


"É preciso reconhecer que ainda não existe clareza sobre como resolver, na prática, uma série de questões que foram aqui colocadas. Porém, o que temos claro é que é preciso mudar radicalmente a
política educacional dos anos 90, a fim de que se possam obter eficácia e governabilidade da máquina administrativa, racionalização no uso dos recursos e fomento de uma cultura que valorize a avaliação, bem como a transparência de seus resultados aos usuários da Escola. Este é um enorme desafio que vale a pena enfrentar na busca da melhoria da qualidade da Educação brasileira."

Publicação: Artigo da Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993.
Páginas: 19-27

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