> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Como transformar a rotina em desafio?

Eny Maia


Este texto trata dos vários aspectos que envolvem a elaboração e a consecução do Plano de Gestão Escolar. Enfatiza, sobretudo, o trabalho coletivo. Acentua a importância de se conhecer a realidade em que a escola está inserida: quem são os alunos, os professores, quais suas dificuldades e necessidades.
Aborda, ainda, a questão da avaliação do Plano e de seu impacto na aprendizagem dos alunos, na equipe e nos professores. Por fim, discorre sobre a realidade do jovem brasileiro e a necessidade de um ensino voltado para ele.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"... a definição do quê se aprende, como se aprende é que torna o plano [Plano Escolar] um documento de identidade da instituição."

"A elaboração conjunta, a busca de consensos pode não ser o processo mais rápido de formular um plano escolar mas é, sem dúvida, o único possível para construir uma nova cultura pedagógica."

"Nunca é demais repetir que é a partir do conhecimento sobre o que os alunos sabem e sobre o que precisam saber que se começa a desenhar o Projeto Pedagógico."

"...o trabalho coletivo é muito mais do que estar juntos; implica definir integradamente o que se vai ensinar e por quê. Implica em estabelecer critérios para a montagem do currículo, implica selecionar competências, conceitos e conhecimentos em conjunto."

"O Plano de Gestão da Escola é o programa central para o desenvolvimento dos espaços de integração com a comunidade. A escola dispõe, hoje, de recursos financeiros que exigem a participação coletiva para decidir sobre a aplicação dos mesmos. Para a participação no Conselho de Escola e nas Associações de Pais e Mestres, é necessário que a comunidade esteja consciente das responsabilidades nesta parceria e conheça os mecanismos e regras de funcionamento dos mesmos."

"A avaliação do Plano de Gestão Escolar deve ser tarefa coletiva da direção, equipe técnica, professores, alunos e comunidade, representada principalmente pelos pais. Para avaliar é necessário elaborar indicadores, o que também pode ser feito coletivamente. Os resultados positivos e negativos devem subsidiar a formulação de novas propostas."

"É também importante lembrar que todas as escolas têm uma história, seja feita de sucessos ou não. O reconhecimento dessa experiência, o pensar e representar sobre a escola, sem dúvida é o primeiro passo para que se avance na proposição de um plano exeqüível. O Plano de Gestão Escolar mais adequado não é o mais sofisticado em suas proposições, mas aquele que se pode executar com segurança."

Publicação: Artigo da Revista Acesso: revista de educação e informática n. 14. São Paulo: FDE, dez. 2000
Páginas: 19-28

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 A organização do trabalho como fundamento da administração escolar: uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática da escola

 Alternativas para a organização do trabalho de supervisão.
 MAIA, Eny; OYAFUSO, Akiro.

 COSTA, Vera Lúcia Cabral

 PERRENOUD, Philippe