"... a definição do quê se aprende,
como se aprende é que torna o plano [Plano Escolar]
um documento de identidade da instituição."
"A elaboração conjunta, a busca de
consensos pode não ser o processo mais rápido
de formular um plano escolar mas é, sem dúvida,
o único possível para construir uma nova cultura
pedagógica."
"Nunca é demais repetir que é a partir
do conhecimento sobre o que os alunos sabem e sobre o que
precisam saber que se começa a desenhar o Projeto Pedagógico."
"...o trabalho coletivo é muito mais do que
estar juntos; implica definir integradamente o que se vai
ensinar e por quê. Implica em estabelecer critérios
para a montagem do currículo, implica selecionar competências,
conceitos e conhecimentos em conjunto."
"O Plano de Gestão da Escola é o programa
central para o desenvolvimento dos espaços de integração
com a comunidade. A escola dispõe, hoje, de recursos
financeiros que exigem a participação coletiva
para decidir sobre a aplicação dos mesmos. Para
a participação no Conselho de Escola e nas Associações
de Pais e Mestres, é necessário que a comunidade
esteja consciente das responsabilidades nesta parceria e conheça
os mecanismos e regras de funcionamento dos mesmos."
"A avaliação do Plano de Gestão
Escolar deve ser tarefa coletiva da direção,
equipe técnica, professores, alunos e comunidade, representada
principalmente pelos pais. Para avaliar é necessário
elaborar indicadores, o que também pode ser feito coletivamente.
Os resultados positivos e negativos devem subsidiar a formulação
de novas propostas."
"É também importante lembrar que todas
as escolas têm uma história, seja feita de sucessos
ou não. O reconhecimento dessa experiência, o
pensar e representar sobre a escola, sem dúvida é
o primeiro passo para que se avance na proposição
de um plano exeqüível. O Plano de Gestão
Escolar mais adequado não é o mais sofisticado
em suas proposições, mas aquele que se pode
executar com segurança."