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Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Alternativas para a organização do trabalho de supervisão

Helenice Maria Sbrogio Muramoto


Você tem a impressão de ser constantemente atropelado pelo tempo? A aula, o recreio, a saída, a reunião de HTPC, a reunião de pais. Tudo isso parece uma sucessão de compromissos infindáveis ?
É dessa rotina que Helenice M. S. Muramoto trata, e dos desafios que ela traz ao trabalho do supervisor.
Mas, para além de subsídios ao trabalho do supervisor, este texto pode fornecer também auxílio na reflexão sobre o trabalho do professor ou do diretor.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Buscar alternativas para a organização do nosso trabalho como supervisores de ensino não significa (...) mexer aqui e ali, do ponto de vista de tornar eficiente nosso desempenho e, conservando a "lógica" da organização social e escolar, sem visão crítica.
Alternativas para a organização do trabalho devem significar iniciativas, criações, no sentido da superação de padrões de convivência social, educacional, profissional."

"... para que o conjunto dos professores (...) possam pensar criticamente o trabalho que desenvolvem, referindo-o à relação Escola-sociedade de classes/conhecimento do mundo físico e social, é preciso refletir e transformar interdependentemente a prática administrativa e supervisora que diretores e nós supervisores desenvolvemos."

"Os momentos de encontro são fundamentais para isso. Poucos sobraram no calendário de nossas escolas públicas. É preciso articulá-los num continuum, ao longo do ano letivo para, neles, pensar a "vida" da Escola que se repete e se renova a cada ano letivo. Vivificar as reuniões técnico-pedagógicas e as dos conselhos de classe/série. Prepará-las, envolvendo cada participante, desde essa etapa. Que cada um saiba da agenda, possa nela influir e tenha um tempo de fala para dizer do trabalho que está desenvolvendo com os sujeitos alunos, abordando este ou aquele conteúdo, referido à este ou àquele aspecto da realidade. Que se dê continuidade aos trabalhos iniciados, " cavando" um "mais tempo" com a própria organização dos alunos para o trabalho independente ou até com dispensa criteriosa de aula, uma vez ou outra."

Publicação: Artigo da Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993
Páginas: 145-150

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 A organização do trabalho como fundamento da administração escolar: uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática da escola
 Teoria Clássica
 HELLER, Agnes