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Uma reflexão conjunta sobre
o cotidiano da escola de 1o Grau |
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Elaine Maria Salies Landell de Moura |
Como assumir a liderança e,
ao mesmo tempo, articular a participação
dos envolvidos no projeto pedagógico da escola
(diretor, professores, pais, alunos, funcionários)
de forma que todos dêem sua contribuição
efetiva e se sintam responsáveis?
Neste artigo, a autora discute o papel do diretor e como
a forma de gestão implantada pode contribuir
para que a escola cumpra sua função. A autora
relata, passo a passo, este tipo de experiência
numa escola quando se constrói o projeto pedagógico:
análise da realidade, estabelecimento de objetivos
educacionais, elementos básicos do currículo,
criação de espaços para se refletir
sobre a prática dos professores. |
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"É através de uma administração
colegiada que se pode garantir a participação
de todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de que
assumam papel de co-responsáveis pela construção
do projeto pedagógico na escola. Assim, a comunidade
escolar vivencia situações de cidadania, próprias
da dinâmica social e do papel do cidadão nessa
dinâmica."
"A tarefa do diretor educador tem a dimensão
de responsabilidade política, que exige tanto experiência
educativa quanto competência técnica fundada
no âmbito da ciência da administração
escolar. Não podemos deixar de salientar a importância
da ética, ou seja, do compromisso do diretor com todos
os elementos relacionados no processo educativo".
"É necessário que cada unidade escolar
tenha o seu projeto pedagógico e que ele não
seja somente um plano no papel. Deve ser um projeto concreto,
vivo, discutido, decidido e sustentado pelos diferentes segmentos
da escola, com o propósito de superar a desarticulação
e a fragmentação observadas constantemente na
prática educativa - um projeto pedagógico construído
por todos que atuam no cotidiano das unidades escolares e
que considere as questões relativas ao currículo,
ao planejamento, à avaliação e à
organização e funcionamento da escola como instituição
social"
Publicação:
Artigo da Série Idéias n. 8. São Paulo:
FDE, 1998
Páginas: 25-31
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