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Sábado , 27 de Abril de 2024
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Relações de trabalho e teorias administrativas

Lúcia E. N. Barreto Bruno


Este texto resume a história das teorias da administração, desde a Teoria Clássica até as modernas teorias administrativas.
De acordo com a autora, na Teoria Clássica, o principal objetivo era o controle dos gestos do trabalhador para que o trabalho fosse realizado com a maior destreza e rapidez possível. Naquela época, início do século XX, a ciência do trabalho era a ciência dos gestos.
Com as grandes transformações ocorridas no mundo da produção, as teorias modernas da administração passam a ser caracterizadas por uma preocupação com a motivação, a cooperação e a integração. Isso gerou uma diversificação dos mecanismos de controle, que vão se tornando cada vez mais sutis e, em seu lugar, aparece o incentivo à participação e à autonomia. Mas, para Lúcia Barreto Bruno, trata-se de uma "participação controlada" e de uma "autonomia meramente operacional".

Mas, e na gestão da escola, o que significa autonomia e participação ?
A autonomia passa a ser fundamental à medida em que as realidades educacionais se tornam cada vez mais complexas, e a burocracia incapaz de dar respostas a esta realidade tão diversificada e em constante mudança.
E para que a autonomia seja possível, é necessária uma maior participação dos agentes envolvidos no processo educacional, pois sua responsabilidade aumenta na proporção em que se descentraliza o poder.

E o que isto significa de concreto ?
Segundo a autora, as escolas devem procurar promover formas consensuais de tomada de decisão, o que implica a maior participação possível dos envolvidos.

Por fim, Lúcia Barreto Bruno propõe algumas perguntas para ajudar na promoção da autonomia e da participação na escola:

- Deseja-se promover a autonomia em relação a quê ? A alguns órgãos de decisão, ou em relação às formas de organização de outras instituições ?
- Qual o grau de participação dos diferentes agentes sociais envolvidos?
- Que formas de avaliação deverão ser criadas para garantir realização dos objetivos propostos ?
- Qual deverá ser a função do diretor nesta tarefa ?

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Publicação: Artigo Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993
Páginas: 125-139

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 A organização do trabalho como fundamento da administração escolar> uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática da escola