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A relação entre política
pública de reforma educacional e a gestão
do cotidiano escolar |
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Marisa Schneckenberg |
Neste artigo, a autora analisa, entre
outras questões, a atuação da gestão
escolar na implementação de políticas
educacionais. Segundo ela, é no contexto escolar
que se evidencia a necessidade de conhecer e interpretar
o processo de implementação de política
de reforma educacional, ou seja, trata-se de conhecer
como reagem os atores da gestão escolar diante
da perspectiva de mudança no cotidiano escolar,
já que neste se encontra o desafio da sua operacionalização.
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"...a iniciativa de elaboração de política
de reforma educacional influencia intencionalmente o cotidiano
escolar, assim como este não apenas influencia, como
determina a sua formulação."
"A gestão escolar que pretende considerar procedimentos
participativos no processo de tomada de decisão reconsidera
suas funções, sua autonomia e inclui todos os
atores como reais participantes na organização
do cotidiano."
"Mudar, certamente não significa apenas melhorar
o que já existe, mas transformar a forma de pensar
e abrir espaço para o futuro."
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Publicação:
Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília:
INEP, fev/jun 2000.
Páginas: 113-124
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