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Terça-Feira , 11 de Fevereiro de 2025
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A relação entre política pública de reforma educacional e a gestão do cotidiano escolar

Marisa Schneckenberg


Neste artigo, a autora analisa, entre outras questões, a atuação da gestão escolar na implementação de políticas educacionais. Segundo ela, é no contexto escolar que se evidencia a necessidade de conhecer e interpretar o processo de implementação de política de reforma educacional, ou seja, trata-se de conhecer como reagem os atores da gestão escolar diante da perspectiva de mudança no cotidiano escolar, já que neste se encontra o desafio da sua operacionalização.

"...a iniciativa de elaboração de política de reforma educacional influencia intencionalmente o cotidiano escolar, assim como este não apenas influencia, como determina a sua formulação."

"A gestão escolar que pretende considerar procedimentos participativos no processo de tomada de decisão reconsidera suas funções, sua autonomia e inclui todos os atores como reais participantes na organização do cotidiano."

"Mudar, certamente não significa apenas melhorar o que já existe, mas transformar a forma de pensar e abrir espaço para o futuro."

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Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000.
Páginas: 113-124

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