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Sábado , 20 de Abril de 2024
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O planejamento como instrumento de gestão educacional: uma análise histórico-filosófica

Maria Amélia Sabbag Zainko


Neste artigo, a autora analisa o planejamento sob os pontos de vista histórico e filosófico como uma forma de compreendê-lo e, conseqüentemente, introduzi-lo como elemento de reflexão, de organização e de participação na construção da qualidade do processo educacional.
Além de situar o planejamento como uma ação humana, um processo social e um controle inovador, a autora faz uma análise do planejamento participativo e estratégico.

A autora justifica a importância dessas análises: "No estudo da história do planejamento, é fundamental não apenas descrever ações desenvolvidas e imediatamente percebidas, mas também procurar compreender as razões históricas que as determinaram, contribuindo assim para a inserção do planejamento como processo de formulação de políticas públicas..."

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Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000
Páginas: 125-140

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