> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
O papel do diretor de pré-escola

Waldemar Marques


Este artigo é destinado ao diretor de instituições de Educação Infantil. Exercer a função de diretor tem suas dificuldades, que vão desde esclarecer o seu papel para a comunidade escolar até desenvolver e executar diversas atividades.
Como efetuar um bom trabalho junto ao professor sem pender para o autoritarismo ou para o laissez-faire? Como coordenar atividades, de modo a realizar um trabalho de qualidade em Educação Infantil? Essas questões são discutidas no decorrer deste texto e poderão servir de ponto de partida para a reflexão sobre a prática pedagógica dos diretores. Além disso, o autor sugere alguns procedimentos práticos que podem auxiliar na melhoria de seu método de trabalho.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Atrevemo-nos a dizer que imaginar uma Escola sem diretor é o mesmo que negar uma 'lei' sociológica no funcionamento desta, como de resto no funcionamento de qualquer organização social. Seria o mesmo que supor que a Escola funcionasse como um organismo regido por leis naturais, que prescinde da vontade e da intenção da pessoa humana.
A pergunta básica é a seguinte: em que consiste o papel de direção?"


"O contato junto a diretores de pré-escola evidenciou alguns problemas muito importantes que afetam seu trabalho.(...) Estes problemas se evidenciam na multiplicidade de atividades realizadas pelo diretor; multiplicidade reveladora da falta de clareza quanto a suas funções e definições de prioridades de ação. Em decorrência disto, o diretor se depara com situações de conflito e pressão difíceis de se lidar, geradoras de muito desconforto e descontentamento ao nível pessoal"

"" ...para desenvolver um bom trabalho, o diretor precisa, de certo modo, de um método. Não nos esqueçamos de que desde o ato mais simples, como fazer um arroz à moda brasileira, até ações mais complexas, como a expansão de uma rede de escolas, requer um método, um conjunto de procedimentos. Note bem que método não é sinônimo de coisas acabadas, de receitas prontas; é um modo de fazer as coisas; um instrumento de trabalho"

" Os objetivos podem alterar-se no decorrer das ações e as atividades, igualmente. Isto é, à medida que se desencadeiam as ações, a realidade pode oferecer surpresas não-previstas, pois ela é muito mais surpreendente do que podemos imaginar.(...) Justamente por isso é que o planejamento se torna mais necessário. (...) Pense agora como você diretor, vem trabalhando em sua Escola... e avalie suas formas de trabalho."

Publicação: Artigo da Série Idéias, n. 15. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 115-125.

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader