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O papel do diretor de pré-escola |
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Waldemar Marques |
Este artigo é destinado ao
diretor de instituições de Educação
Infantil. Exercer a função de diretor
tem suas dificuldades, que vão desde esclarecer
o seu papel para a comunidade escolar até desenvolver
e executar diversas atividades.
Como efetuar um bom trabalho junto ao professor sem
pender para o autoritarismo ou para o laissez-faire?
Como coordenar atividades, de modo a realizar um trabalho
de qualidade em Educação Infantil? Essas
questões são discutidas no decorrer deste
texto e poderão servir de ponto de partida para
a reflexão sobre a prática pedagógica
dos diretores. Além disso, o autor sugere alguns
procedimentos práticos que podem auxiliar na
melhoria de seu método de trabalho.
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você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
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"Atrevemo-nos a dizer que imaginar uma Escola sem
diretor é o mesmo que negar uma 'lei' sociológica
no funcionamento desta, como de resto no funcionamento de
qualquer organização social. Seria o mesmo que
supor que a Escola funcionasse como um organismo regido por
leis naturais, que prescinde da vontade e da intenção
da pessoa humana.
A pergunta básica é a seguinte: em que consiste
o papel de direção?"
"O contato junto a diretores de pré-escola
evidenciou alguns problemas muito importantes que afetam seu
trabalho.(...) Estes problemas se evidenciam na multiplicidade
de atividades realizadas pelo diretor; multiplicidade reveladora
da falta de clareza quanto a suas funções e
definições de prioridades de ação.
Em decorrência disto, o diretor se depara com situações
de conflito e pressão difíceis de se lidar,
geradoras de muito desconforto e descontentamento ao nível
pessoal"
"" ...para desenvolver um bom trabalho, o
diretor precisa, de certo modo, de um método. Não
nos esqueçamos de que desde o ato mais simples, como
fazer um arroz à moda brasileira, até ações
mais complexas, como a expansão de uma rede de escolas,
requer um método, um conjunto de procedimentos. Note
bem que método não é sinônimo
de coisas acabadas, de receitas prontas; é um modo
de fazer as coisas; um instrumento de trabalho"
" Os objetivos podem alterar-se no decorrer das ações
e as atividades, igualmente. Isto é, à medida
que se desencadeiam as ações, a realidade pode
oferecer surpresas não-previstas, pois ela é
muito mais surpreendente do que podemos imaginar.(...) Justamente
por isso é que o planejamento se torna mais necessário.
(...) Pense agora como você diretor, vem trabalhando
em sua Escola... e avalie suas formas de trabalho."
Publicação:
Artigo da Série Idéias, n. 15. São Paulo:
FDE, 1992
Páginas: 115-125.
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
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