> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Uma inter-relação: políticas públicas, gestão democrático-participativa na escola pública e formação de equipe escolar

Katia Siqueira de Freitas


A constante melhoria do sistema de ensino e da escola é um objetivo perseguido pela administração em educação. A sociedade, organizada em instituições públicas e privadas, identifica a relevância da administração como um meio para atingir objetivos, avaliar processos e resultados, ajustar-se às demandas.
A autora analisa as políticas públicas, a gestão democrática e a formação da equipe escolar. Vejamos o que ela diz a respeito de:

Políticas Públicas
"As políticas públicas evoluem, e com elas evoluem os paradigmas. Buscam-se soluções para o gerenciamento e a qualidade educacional mediante a parceria com os que fazem a educação acontecer no cotidiano da escola."

Gestão democrático-participativa
"A consolidação de uma gestão escolar de cunho democrático-participativo requer competência cognitiva e afetiva, respaldada na internalização de valores, hábitos, atitudes e conhecimentos."

Formação da equipe escolar
"...a equipe escolar pode adaptar-se às novas possibilidades gestoras e pedagógicas...". Há necessidade de aprimoramento com base teórica e prática sobre gestão democrática...para que a equipe escolar "...possa exercer autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira."

A inter-relação
As escolas públicas devem planejar, a partir de sua realidade, integrando questões administrativas e financeiras com currículo e demais preocupações político-pedagógicas. É necessário, que a legislação vigente permita a prática da gestão participativa e da autonomia. A escola e sua equipe devem estar preparadas para ocupar esse espaço com compromisso, competência humana, teórica, técnica e política.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000.
Páginas: 47-59

Para mais informações clique em AJUDA no menu.