A constante melhoria do sistema de
ensino e da escola é um objetivo perseguido pela
administração em educação.
A sociedade, organizada em instituições
públicas e privadas, identifica a relevância
da administração como um meio para atingir
objetivos, avaliar processos e resultados, ajustar-se
às demandas.
A autora analisa as políticas públicas,
a gestão democrática e a formação
da equipe escolar. Vejamos o que ela diz a respeito
de:
Políticas Públicas
"As políticas públicas evoluem, e
com elas evoluem os paradigmas. Buscam-se soluções
para o gerenciamento e a qualidade educacional mediante
a parceria com os que fazem a educação
acontecer no cotidiano da escola."
Gestão democrático-participativa
"A consolidação de uma gestão
escolar de cunho democrático-participativo requer
competência cognitiva e afetiva, respaldada na
internalização de valores, hábitos,
atitudes e conhecimentos."
Formação da equipe escolar
"...a equipe escolar pode adaptar-se às
novas possibilidades gestoras e pedagógicas...".
Há necessidade de aprimoramento com base teórica
e prática sobre gestão democrática...para
que a equipe escolar "...possa exercer autonomia
pedagógica e administrativa e de gestão
financeira."
A inter-relação
As escolas públicas devem planejar, a partir
de sua realidade, integrando questões administrativas
e financeiras com currículo e demais preocupações
político-pedagógicas. É necessário,
que a legislação vigente permita a prática
da gestão participativa e da autonomia. A escola
e sua equipe devem estar preparadas para ocupar esse
espaço com compromisso, competência humana,
teórica, técnica e política.