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Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização

Antonio Elizio Pazeto


Para o autor, gestão da educação é entendida como "a coordenação dos propósitos, ações e recursos que uma instituição empreende para alcançar objetivos institucionais e sociais propostos".
A idéia de gestão contém a concepção de coordenação e de participação, em vez de centralização e controle.
Com essa nova visão de gestão uma nova qualificação do gestor se faz necessária. Para isso, o autor propõe as seguintes exigências e recomendações:
· Formação básica sólida em educação, compreendendo o domínio das ciências que lhe dão fundamentação.
· Qualificação científica e técnica em gestão de instituições.
· Formação continuada, visando a associar conhecimentos e experiências, e aprimorar o desempenho pessoal e institucional.

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Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000
Páginas: 163-166

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