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| Perspectivas da gestão escolar
e implicações quanto à formação
de seus gestores |
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| Heloísa Lück |
Neste artigo, a autora analisa a mudança
de concepção de escola e suas implicações
quanto à gestão.
No quadro, procuramos situar alguns aspectos desse movimento
que altera o sentido e a concepção de
educação, de escola e da relação
escola/sociedade. Para um aprofundamento dessas questões
leia a íntegra do artigo.
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Administração Escolar |
Gestão Escolar |
| Escola |
- garantir formação competente
de seus alunos para que se tornem cidadãos participativos
da sociedade;
- responsabilidade do governo;
- entidade, ao mesmo tempo, autoritária e paternalista.
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- oferecer oportunidades para que seus alunos
possam aprender para compreender a vida, a sociedade e
a si mesmos;
- organização viva caracterizada por uma
rede de relações de todos os elementos que
nela atuam ou interferem.
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| Diretor |
Seu Papel |
- guardião e gerente de operações
estabelecidas em órgãos centrais;
- responsável por repassar informações,
controlar, supervisionar, "dirigir" o fazer
escolar de acordo com as normas propostas pelo sistema
de ensino.
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- gestor da dinâmica social;
- mobilizador, articulador da diversidade para dar-lhe
consistência e unidade;
- responsável por promover transformações
de relações de poder, de práticas
e da organização escolar.
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| Bom Diretor |
- cumpridor pleno dessas obrigações,
de modo a garantir que a escola não fuja ao estabelecido
em âmbito central ou em hierarquia superior. |
- ter visão da escola inserida em
sua comunidade, a médio e longo prazo, com horizontes
largos;
- compartilhar o poder e a tomada de decisões de
forma coletiva
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| Equipe Técnico-Pedagógica,
Funcionários, Pais e Alunos, Comunidade |
- hierarquizada;
- subordinados a uma administração por comando
e controle, centrada na autoridade e distanciada da implementação
das ações.
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- não apenas fazem parte do ambiente
cultural, mas o formam e o constroem, pelo seu modo de
agir;
- de sua interação depende a identidade
da escola na comunidade .
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| Alguns Pressupostos |
- tensões, conflitos, contradições
eram eliminados ou abafados;
- descomprometimento de pessoas, em qualquer nível
de ação, pelos resultados finais.
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- tensões, conflitos, contradições,
incertezas são vistos como condições
e oportunidades de crescimento e transformação;
- ambiente participativo criando uma visão de conjunto
da escola no qual a responsabilidade |
| Sociedade |
- considera a educação como
responsabilidade exclusiva da escola. |
- não é mais indiferente ao
que acontece na escola;
- exige que a escola seja competente;
- dispõe-se a contribuir.
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Publicação:
Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília:
INEP, fev/jun 2000
Páginas: 11-32
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