" No caso do Estado de São Paulo, os supervisores
de ensino atuam em nível de sistema, na primeira posição
hierárquica da administração burocrática
da Secretaria de Educação, acima da Escola -
na Delegacia de Ensino. Atuam no interescolar (no fluxo ascendente
e descendente da estrutura burocrática estadual), para
interferirem no intra-escolar... Os supervisores de ensino
formam o Grupo de Supervisão (estafe do delegado de
Ensino) e têm atribuições de assessoria,
acompanhamento, avaliação e controle do conjunto
das ações das escolas das redes pública
e particular, tendo como referência o estatuído
da legislação e na 'doutrina' pedagógico-educacional
sedimentada"
"A supervisão tem um ´espaço legítimo´
em relação àquele horizonte de transformação:
o encontro entre pares. Quer seja ela exercida pelo coordenador,
pelo diretor, pelo supervisor de ensino ou por qualquer outro
agente. Seu sentido 'original', no contexto da organização
burocrática, sofre uma redefinição, pois
se trata, aqui, de erigir uma outra ordem social, no movimento
dialético da convivência em nossa sociedade e
em nossa Escola. É ela que pode promover a gestação,
a tessitura coletiva (e dialogada) da proposta político-educacional."
"Diante da diversidade, da complexidade, da multiplicidade,
o 'canto da sereia' da 'especialização' hipnotiza
com facilidade. Parece que é sempre melhor repartir
as tarefas para dar conta delas logo, relatá-las, livrar-se
delas... Freqüentemente separam-se atribuições
pedagógicas e administrativas (na verdade, burocráticas)
e, de acordo com as preferências, elas são 'distribuídas'.
E a desarticulação corre solta. Muitos profissionais
inteligentes 'desperdiçam-se', cristalizando seu desempenho
em falsas especializações. E, por este 'desvio',
nós supervisores, muitas vezes com eficiência,
desenvolvemos inúmeras tarefas que, todavia, não
configuram o conjunto articulado de ações que
cabe ao grupo de supervisores de uma Delegacia desenvolver
para consolidar a democratização da educação
escolarizada em suas diversas instâncias."
" No movimento ação/reflexão/ação,
impulsionados pelo compromisso e 'iluminados' pelo conhecimento,
pelo estudo constante, olharemos a relação entre
o administrativo e o pedagógico não só
na ação supervisora, mas em todo o ensino, de
uma maneira mais aberta à compreensão dos fenômenos
e de sua interpenetração, de sua interdependência."