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Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
A gestão da escola básica: conhecimento e reflexão sobre a prática cotidiana da diretora da escola municipal.

Marta Luz Sisson de Castro


Este artigo está fundamentado em uma pesquisa realizada com diretoras de escolas municipais do Estado do Rio Grande do Sul.
A partir dessa pesquisa, foi feito um levantamento do papel da diretora, a sua visão de escola como instituição, as relações interinstitucionais e as relações em um contexto social mais amplo. São estes os resultados:
Papel da diretora. Foram identificadas 27 categorias, entre elas: liderança; educadora; líder comunitária; ação específica de direção etc.
A escola como instituição. Algumas dimensões dessa instituição foram apontadas: a questão da identidade da escola e como essa identidade se articula com o trabalho pedagógico; visão da escola como um recurso da comunidade e o seu papel na família etc.
As relações interinstitucionais. A relação da escola com a secretaria de educação, com os partidos políticos e com o conselho escolar foi citada, mas não possue a mesma importância que a relação com os pais e sua participação na escola.
As relações em um contexto social mais amplo. Foram categorizadas cinco dimensões: "questão de pobreza", "crise de valores", "recursos financeiros", "legislação" e "tecnologia". Algumas dessas dimensões são tratadas na escola, pelos diretores e professores, como um problema de condições sociais e, que, portanto, não lhes dizem respeito.

Diante dessas categorias a autora mostra a complexidade do trabalho de uma diretora de escola, pois nesse trabalho estão em jogo o perfil do diretor, o contexto da escola enquanto instituição, suas relações com outras instituições e com um contexto social mais amplo.
A autora nos deixa uma questão: Que conhecimentos um diretor de escola necessita para exercer bem seu trabalho?

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Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000
Páginas: 71-87

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