Este artigo está fundamentado
em uma pesquisa realizada com diretoras de escolas municipais
do Estado do Rio Grande do Sul.
A partir dessa pesquisa, foi feito um levantamento do
papel da diretora, a sua visão de escola como instituição,
as relações interinstitucionais e as relações
em um contexto social mais amplo. São estes os
resultados:
Papel da diretora. Foram identificadas 27 categorias,
entre elas: liderança; educadora; líder
comunitária; ação específica
de direção etc.
A escola como instituição. Algumas
dimensões dessa instituição foram
apontadas: a questão da identidade da escola e
como essa identidade se articula com o trabalho pedagógico;
visão da escola como um recurso da comunidade e
o seu papel na família etc.
As relações interinstitucionais.
A relação da escola com a secretaria de
educação, com os partidos políticos
e com o conselho escolar foi citada, mas não possue
a mesma importância que a relação
com os pais e sua participação na escola.
As relações em um contexto social mais
amplo. Foram categorizadas cinco dimensões:
"questão de pobreza", "crise de
valores", "recursos financeiros", "legislação"
e "tecnologia". Algumas dessas dimensões
são tratadas na escola, pelos diretores e professores,
como um problema de condições sociais e,
que, portanto, não lhes dizem respeito.
Diante dessas categorias a autora mostra a complexidade
do trabalho de uma diretora de escola, pois nesse trabalho
estão em jogo o perfil do diretor, o contexto
da escola enquanto instituição, suas relações
com outras instituições e com um contexto
social mais amplo.
A autora nos deixa uma questão: Que conhecimentos
um diretor de escola necessita para exercer bem seu
trabalho?