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Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Diretor/dirigente: a construção de um projeto pedagógico na escola pública

Madza Julita Nogueira


Neste texto, a autora discute o papel do Diretor/Dirigente capaz de contribuir para formar, na escola, um coletivo de dirigentes, articulando-se com os demais profissionais da educação e com a comunidade.
Segundo Madza Nogueira, se uma escola naufraga ou prospera, a responsabilidade não pode ser atribuída apenas ao diretor, mas ao coletivo, que apoiou a direção tomada por meio de ações ou omissões.

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"A própria palavra 'diretor' começa a ser questionada. Ganha força a proposta de que a direção da Escola seja exercida não por um indivíduo, mas por um colegiado, formado por representantes de todos os envolvidos no processo educativo."

"Qual a tarefa básica de um diretor que se assume enquanto 'educador-dirigente'? (...) A resposta não é simples. Mas pode ser encontrada quando o diretor-educador toma consciência de que, sozinho, não pode administrar todos esses problemas - e passa a compartilhar responsabilidades com alunos, professores, pais e funcionários."

"A Unidade Escolar é o espaço privilegiado de formação profissional permanente, onde grupos de professores, com objetivos comuns, podem decidir, coletivamente, o que precisam aprender, para que seus alunos aprendam."

"Diante dessa situação, os 'educadores-dirigentes' precisam tratar os professores como se deseja que estes tratem os alunos, ou seja, levando em conta suas condições concretas de existência e dando-lhes meios para que construam conhecimentos que lhes permitam interferir na realidade."

"Se todos participam nas decisões que dizem respeito à Escola, todos devem avaliar os resultados obtidos através de seu trabalho. Quando os alunos fracassam, quem está sendo reprovado não é só ele, mas, principalmente, o projeto pedagógico, que se revelou inadequado. E a escola precisa prestar contas à comunidade a qual serve."

"Uma escola assim - aberta, viva, em constante interação com a realidade, dirigida democraticamente, sem excluir ou desqualificar ninguém (...) passa a articular interesses e necessidades da maioria da população."

Publicação: Artigo da Série Idéias n. 15. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 57-67

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