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Diretor/dirigente: a construção
de um projeto pedagógico na escola pública |
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Madza Julita Nogueira |
Neste texto, a autora discute o papel
do Diretor/Dirigente capaz de contribuir para formar,
na escola, um coletivo de dirigentes, articulando-se
com os demais profissionais da educação
e com a comunidade.
Segundo Madza Nogueira, se uma escola naufraga ou prospera,
a responsabilidade não pode ser atribuída
apenas ao diretor, mas ao coletivo, que apoiou a direção
tomada por meio de ações ou omissões. |
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"A própria palavra 'diretor' começa
a ser questionada. Ganha força a proposta de que a
direção da Escola seja exercida não por
um indivíduo, mas por um colegiado, formado por representantes
de todos os envolvidos no processo educativo."
"Qual a tarefa básica de um diretor que se
assume enquanto 'educador-dirigente'? (...) A resposta não
é simples. Mas pode ser encontrada quando o diretor-educador
toma consciência de que, sozinho, não pode administrar
todos esses problemas - e passa a compartilhar responsabilidades
com alunos, professores, pais e funcionários."
"A Unidade Escolar é o espaço privilegiado
de formação profissional permanente, onde grupos
de professores, com objetivos comuns, podem decidir, coletivamente,
o que precisam aprender, para que seus alunos aprendam."
"Diante dessa situação, os 'educadores-dirigentes'
precisam tratar os professores como se deseja que estes tratem
os alunos, ou seja, levando em conta suas condições
concretas de existência e dando-lhes meios para que
construam conhecimentos que lhes permitam interferir na realidade."
"Se todos participam nas decisões que dizem respeito
à Escola, todos devem avaliar os resultados obtidos
através de seu trabalho. Quando os alunos fracassam,
quem está sendo reprovado não é só
ele, mas, principalmente, o projeto pedagógico, que
se revelou inadequado. E a escola precisa prestar contas à
comunidade a qual serve."
"Uma escola assim - aberta, viva, em constante interação
com a realidade, dirigida democraticamente, sem excluir ou
desqualificar ninguém (...) passa a articular interesses
e necessidades da maioria da população."
Publicação:
Artigo da Série Idéias n. 15. São Paulo:
FDE, 1992
Páginas: 57-67
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