"Na prática docente atual, o planejamento
tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche
e entrega à secretaria da escola um formulário"
"O planejamento, nesta perspectiva, é, acima
de tudo, uma atitude crítica do educador diante de
seu trabalho docente"
"A ação consciente, competente e crítica
do educador é que transforma a realidade, a partir
das reflexões vivenciadas no planejamento e, conseqüentemente,
do que foi proposto no plano de ensino"
"É preciso assumir que é possível
e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional
formulário, previamente traçado, fotocopiado
ou impresso, onde são delimitados centímetros
quadrados para os "objetivos, conteúdos, estratégias
e avaliação"
"É importante desencadear um processo de repensar
todo o ensino, buscando um significado transformador para
os elementos curriculares básicos:
- objetivos da educação escolar (para que ensinar
e aprender?);
- conteúdos (o que ensinar e aprender?);
- métodos (como e com o que ensinar e aprender?);
- tempo e espaço da educação escolar
(quando e onde ensinar e aprender?);
- avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado
e aprendido?)."