> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 23 de Abril de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Diretores de escola: o desacerto com a democracia

Artemis Torres e Lindalva Maria N. Garske


Neste artigo há uma análise do processo de implantação da gestão democrática em Mato Grosso.
Para os autores, a gestão democrática é entendida como o "conjunto de transformações que compreendem a instalação de Conselhos Deliberativos, constituídos por representantes de diversos segmentos da comunidade escolar, a eleição do diretor da escola pela comunidade escolar e, também a autonomia financeira representada pelo repasse direto dos recursos financeiros à escola e a delegação a ela da responsabilidade pela forma de utilização desses recursos".

Os autores nos convidam a refletir por que ocorre um desacerto dos diretores com a democracia, isto é, por que as escolas ainda não conseguiram implementar processos democráticos em seu interior.

Eles apontam possíveis respostas para essa questão:

· Enfrentar o desafio de construir uma gestão nos moldes democráticos, frente a uma série de limites impostos pela forma como a sociedade está organizada, exige dos diferentes segmentos da escola (professores, diretores, supervisores, funcionários, alunos e pais de alunos) a compreensão e a interpretação do sentido e do significado da democracia.
· Pensar em democracia plena implica incluir participação direta nas tomadas de decisão. Ou seja, tem havido uma utilização de instrumentos democráticos sem a implementação de práticas democráticas, pela via da participação.

Como conclusão, os autores acreditam que "...há a necessidade de se contar com a construção de um novo e diferente projeto de escola. Um projeto que seja financiado pelo Estado, mas que represente efetivamente os anseios, as expectativas e os sonhos dos segmentos da escola."

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

Publicação: Artigo da publicação Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev/jun 2000.
Páginas: 60-70

Para mais informações clique em AJUDA no menu.