> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Direção e Coordenação
   
 
Administração educacional e escolar

José Mizael Ferreira do Vale


O autor aborda a questão da gestão da escola pública, tomando como referência o contexto do Estado de São Paulo. Discute, ainda, questões fundamentais relacionadas a uma escola que promove a eqüidade e a qualidade.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

A escola pública de hoje:

""...sob pressão popular, se vê obrigada a abrir suas portas às camadas populares. Hoje, atender à quantidade, isto é, permitir o acesso de todos aos benefícios da Escola, é uma face da 'nova' Escola que se pretende democrática."


"Para tornar realidade a Escola de qualidade para a quantidade é fundamental, imprescindível mesmo, que o diretor de escola tenha bem claro em sua mente a ESCOLA QUE QUEREMOS, PARA QUEM A QUEREMOS E PARA QUE A QUEREMOS."

"Assim, a partir dessas considerações, julgo possível sugerir alguns procedimentos teórico-práticos que permitirão uma caminhada de mil léguas:
- ...uma possibilidade de desenvolvimento autônomo no interior da Escola exigiria de todos os envolvidos na ação educativa a tomada de decisão em romper com a tradicional divisão de trabalho (...)
- A democratização do saber e a realização de uma Escola de qualidade para a quantidade exigirá, por conseguinte, o aperfeiçoamento técnico do pessoal da Administração Educacional e Escolar mediante a utilização de procedimentos que eliminem as formas autoritárias de administração da educação.
- O trabalho coletivo é hoje uma necessidade no interior das escolas.
- A necessidade de racionalidade na ação impõe, também, a elaboração de projetos articulados que, a partir de dados reais, evitem a improvisação tão prejudicial ao trabalho escolar.
"

Publicação: Artigo da Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993.
Páginas: 107-113

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader