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Administração educacional
e escolar |
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José Mizael Ferreira do Vale |
O autor aborda a questão da
gestão da escola pública, tomando como referência
o contexto do Estado de São Paulo. Discute, ainda,
questões fundamentais relacionadas a uma escola
que promove a eqüidade e a qualidade. |
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A escola pública de hoje:
""...sob pressão popular, se vê obrigada
a abrir suas portas às camadas populares. Hoje, atender
à quantidade, isto é, permitir o acesso
de todos aos benefícios da Escola, é uma face
da 'nova' Escola que se pretende democrática."
"Para tornar realidade a Escola de qualidade para
a quantidade é fundamental, imprescindível
mesmo, que o diretor de escola tenha bem claro em sua mente
a ESCOLA QUE QUEREMOS, PARA QUEM A QUEREMOS E PARA QUE A QUEREMOS."
"Assim, a partir dessas considerações,
julgo possível sugerir alguns procedimentos teórico-práticos
que permitirão uma caminhada de mil léguas:
- ...uma possibilidade de desenvolvimento autônomo
no interior da Escola exigiria de todos os envolvidos na ação
educativa a tomada de decisão em romper com a tradicional
divisão de trabalho (...)
- A democratização do saber e a realização
de uma Escola de qualidade para a quantidade exigirá,
por conseguinte, o aperfeiçoamento técnico do
pessoal da Administração Educacional e Escolar
mediante a utilização de procedimentos que eliminem
as formas autoritárias de administração
da educação.
- O trabalho coletivo é hoje uma necessidade
no interior das escolas.
- A necessidade de racionalidade na ação impõe,
também, a elaboração de projetos articulados
que, a partir de dados reais, evitem a improvisação
tão prejudicial ao trabalho escolar."
Publicação:
Artigo da Série Idéias n. 16. São Paulo:
FDE, 1993.
Páginas: 107-113
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