Em 2007, alunos e alunas das 4ªs séries do EF, de 501 escolas da Capital e da Grande São Paulo, transformaram a I Jornada de Matemática em um furacão de números: 750 cálculos por aluno que chegou à semifinal, 1.500, para quem chegou à final e, no total, 62 milhões de cálculos feitos pelas 83.360 crianças que participaram do projeto. A Jornada entrou na sala de aula não para identificar e premiar os melhores alunos mas, principalmente, para despertar o interesse, estimular e melhorar a aprendizagem dessa disciplina.
Agora em 2008, inicia-se a II Jornada de Matemática. A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo estendeu o programa para todo o Estado e apoiará as escolas na criação de um contexto favorável para o desenvolvimento das habilidades de cálculo e resolução de problemas; das capacidades de investigar, usar estratégias diversificadas no controle de resultados e trabalhar em equipe. Enfim, a ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos, lembrando que a sociedade atual exige indivíduos capazes de trabalhar em grupo, decidir, avaliar e refletir sobre situações diversas.
A II Jornada de Matemática pretende conquistar e incentivar mais e mais os envolvidos nesse processo de ensino e de aprendizagem. Para começar, nesta página, os educadores poderão encontrar o Regulamento, a Publicação Digital "Jornada de Matemática: Módulo 1 – Cálculo” e "Jornada de Matemática: Módulo 2 – Resolução de Problemas”, contendo sugestões de atividades para auxiliar os professores no trabalho em sala de aula e as equipes das Escolas e Diretorias de Ensino na preparação do processo de seleção.
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