> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Educação Infantil
   
 
A perspectiva de Jean Piaget

Lino de Macedo


A teoria de Jean Piaget é uma importante referência para entendermos o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Neste texto, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período pré-escolar.
Além disso, o autor indica questões importantes para uma possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Segundo Piaget, a criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso, é uma fase de preparação para o período seguinte (operatório concreto)."

"Enquanto fase de transição, o que caracteriza o período pré-escolar? Trata-se de um período com características bem demarcadas no processo de desenvolvimento e que Piaget chamou de pré-operatório. Este período localiza-se entre o sensório-motor e o operatório concreto."

"As considerações que fizemos acima são de natureza psicológica, ou seja, descrevem o desenvolvimento da criança no período pré-operatório. O professor precisa mais do que isso: quer saber o que fazer com estas informações, como derivar delas uma prática pedagógica. Supomos que esta é uma primeira decorrência: a teoria de Piaget tem um valor de compreensão do processo de desenvolvimento da criança, ou seja, pode instrumentalizar o professor a fundamentar sua prática e compreender a importância dela no cotidiano da sala de aula."

Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 47-51

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 As Interações Sociais na Perspectiva Piagetiana.

 O Desenvolvimento da Moralidade na Teoria de Jean Piaget.

 A Dimensão Ética na Obra de Jean Piaget.

 Estágios de desenvolvimento.

 LEITE, L. B.

 BRANCO, L. M. C.

 LA TAILLE, Y.

 PALANGANA, I. C.

 PIAGET, J.

 Jean Piaget