> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

   Histórias de Escolas Estaduais Paulistas

Veja a seguir histórias de escolas estaduais paulistas mais antigas. Escolha a forma de acesso (Município, Data de Instalação, Nome Antigo e Nome Atual).


  Município
  Data de Instalação
  Nome Antigo
  Nome Atual
      Página 7 - Mostrando de 61 a 70 de 150 Escolas ordenadas por Município
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15
Próxima página 
Município: Limeira
Grupo Escolar de Limeira
Atual: Extinto
1901
"O Grupo Escolar de Limeira foi criado por decreto de maio de 1901, quando era presidente do Estado o Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves. Para organizá-lo, foi designado o inspetor escolar João Von Atzinguen, que a 1º de junho deu início a seu trabalho, transferindo-o pouco depois ao seu colega Antonio Rodrigues Alves Pereira."
Clique aqui para ler a história na íntegra (119k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Lorena
Grupo Escolar Gabriel Prestes
Atual: EE Gabriel Prestes
1895
"Funcionava em prédio estadual, adaptado para o fim a que se destinava, no Largo da Matriz. Sua instalação realizou-se a 3 de junho de 1895, funcionando a princípio com dois diretores, um para os meninos, Júlio Acanio Mallet, e um para as meninas, D. Ignez de Aquino Rios."
Clique aqui para ler a história na íntegra (146k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Matão
Grupo Escolar de Matão
Atual: EE José Inocêncio da Costa
1911
"Sua construção, datada de 1909, fez parte de um projeto para 11 escolas (Brotas, Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São João da Bocaina, São Pedro e Tambau), elaborado por José Van Humbeeck, com 8 salas de aula, à exceção de Descalvado, que teve ao seu projeto 2 salas acrescidas. As plantas são simétricas, com uso independente para cada seção, isolada por porta tipo vai-e-vem, localizada no corredor central. Foi instalada em 07.04.1911."
Clique aqui para ler a história na íntegra (84k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Mococa
Grupo Escolar de Mococa
Atual: EE Barão de Monte Santo
1901
"Esse estabelecimento foi criado por decreto de março de 1901, quando era presidente do Estado o Dr. Bernardino de Campos, e o Secretário do Interior era o Dr. Bento Bueno. O grupo foi instalado em prédio doado ao governo, no regime anterior, por Gabriel Garcia de Figueiredo, o Barão de Monte Santo: uma casa térrea, de construção antiga, que antes de abrigar o grupo passou por várias reformas."
Clique aqui para ler a história na íntegra (98k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Mogi das Cruzes
Grupo Escolar de Mogi das Cruzes

Atual: EE Coronel Almeida
1896
"O grupo escolar dessa cidade foi criado por decreto do Conselho Superior de Educação Pública, em meados do mês de agosto de 1896. Em 25 de agosto do mesmo ano, foi nomeado diretor o professor Fermino Ladeira. O estabelecimento foi instalado em 7 de setembro de 1896."
Clique aqui para ler a história na íntegra (41k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Mogi Guaçu
Grupo Escolar de Mogy Guassu
Atual: EE Padre Armani
1913
"A construção do edifício destinado a abrigar essa escola fez parte do Projeto “Tipo Mogy-Guassú”, desenvolvido principalmente por José Van Humbeeck e Mauro Álvaro, com a participação de outros arquitetos. Nesse projeto, o pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno. No caso do GE de Mogi Guaçu, a planta foi assinada por José Van Humbeeck, e a fachada por Mauro Álvaro. Sua instalação foi realizada em 28 de outubro de 1913."
Clique aqui para ler a história na íntegra (68k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Mogi Mirim
Grupo Escolar Cel. Venâncio
Atual: EE Cel. Venâncio
1900
"Foi criado por decreto de 13 de janeiro de 1900, durante o governo do Coronel Fernando Prestes de Albuquerque, quando era Secretário do Interior o sr. J. B. de Mello Peixoto."
Clique aqui para ler a história na íntegra (354k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Monte Alto
Escolas Reunidas de Monte Alto
Atual: EMEF Raul da Rocha Medeiros
1908
"Esse estabelecimento foi criado por decreto de 13 de abril de 1908, e instalado no dia 9 de maio do mesmo ano, em edifício municipal. As escolas funcionavam com 6 professores, 3 em cada seção, sendo 4 complementaristas e 2 normalistas. Em 1908, quando o diretor era Pérsio da Cunha Canto, foram matriculados 193 alunos, dos quais 158 eram brasileiros e 35 estrangeiros."
Clique aqui para ler a história na íntegra (146k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Orlândia
Grupo Escolar de Orlândia
Atual: EMEF Cel. Francisco Orlando
1914
"A construção do edifício destinado a abrigar o Grupo Escolar de Orlândia fez parte do Projeto “Tipo Mogy-Guassú”, desenvolvido principalmente por José Van Humbeeck e Mauro Álvaro, com a participação de outros arquitetos. Nesse projeto, o pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno. No caso do GE de Orlândia, a planta foi assinada por José Van Humbeeck, e a fachada por G. B. Maroni. Foi instalado em 1914."
Clique aqui para ler a história na íntegra (73k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Paraibuna
Grupo Escolar Dr. Cerqueira César
Atual: EE Dr. Cerqueira César
1895
"Por deliberação do Conselho Superior, de 9 de novembro de 1894, foi criado esse grupo escolar, e inaugurado em 18 de junho de 1895."
Clique aqui para ler a história na íntegra (5k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader