> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

   Histórias de Escolas Estaduais Paulistas

Veja a seguir histórias de escolas estaduais paulistas mais antigas. Escolha a forma de acesso (Município, Data de Instalação, Nome Antigo e Nome Atual).


  Município
  Data de Instalação
  Nome Antigo
  Nome Atual
      Página 2 - Mostrando de 11 a 20 de 150 Escolas ordenadas por Município
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15
Próxima página 
Município: Bebedouro
Grupo Escolar de Bebedouro
Atual: EE Abílio Manoel
1913
"Com o Projeto de Lei n° 134, em 1907, foi solicitado aos representantes da comunidade junto à Câmara Municipal, a autorização para a compra de terreno e construção do prédio para instalação do primeiro Grupo Escolar de Bebedouro. A construção do prédio, com estilo arquitetônico no qual predominou o Ecletismo, terminou em 1912. Seu projeto arquitetônico, de autoria de José Van Humbeeck, funcionário da extinta Diretoria de Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo, previa a separação das alas masculina e feminina, como era comum na época."
Clique aqui para ler a história na íntegra (1.7M)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Boa Esperança do Sul
Grupo Escolar de Boa Esperança
Atual: EE Cel. Marcelino Braga
1913
"Criada em 28.02.1912, foi instalado em 16 de julho de 1913, segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo daquele ano. Porém, conforme informações do Centro de Informações Educacionais, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a data de instalação é 17.03.1913."
Clique aqui para ler a história na íntegra (179k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Bocaina
Grupo Escolar de São João Bocaina
Atual: EMEF Dep. Leonidas Pacheco Ferreira
1913
"Seu projeto, datado de 1909, fez parte de um projeto, elaborado por José Van Humbeeck, para 11 escolas (Brotas, Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São João da Bocaina, São Pedro e Tambau), com 8 salas de aula, à exceção de Descalvado, que teve ao seu projeto 2
salas acrescidas. As plantas são simétricas com uso independente para cada seção, isolada por porta tipo vai-e-vem, localizada no corredor central. Foi instalado em 1913."
Clique aqui para ler a história na íntegra (58k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Botucatu
Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida
Atual: EE Dr. Cardoso de Almeida
1896
"O Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida foi criado por decreto de 10 de janeiro de 1896, e instalado em 1 º de fevereiro do mesmo ano, em um prédio alugado pela Câmara Municipal. Nesse edifício, funcionou pelo período de dois anos, aproximadamente, sendo posteriormente transferido para prédio próprio, estadual."
Clique aqui para ler a história na íntegra (107k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Bragança Paulista
Grupo Escolar de Bragança

Atual: EMEF Dr. Jorge Tibiriçá
1897
"O Grupo Escolar de Bragança, ou Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá, Criado por decreto de 20 de junho de 1897, foi instalado a 9 de agosto desse ano, sob a direção do professor Raphael de Moraes Lima."
Clique aqui para ler a história na íntegra (120k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Brotas
Grupo Escolar de Brotas
Atual: EM Dona Francisca Ribeiro dos Reis
1912
"Sua construção, datada de 1909, fez parte de um projeto, elaborado por José Van Humbeeck, para 11 escolas (Brotas, Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São João da Bocaina, São Pedro e Tambau), com 8 salas de aula (à exceção de Descalvado, que teve ao seu projeto 2 salas acrescidas): as plantas são simétricas, com uso independente para cada seção, isolada por porta tipo vai-e-vem, localizada no corredor central. Foi instalada em 1912."
Clique aqui para ler a história na íntegra (72k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Caçapava
Grupo Escolar de Caçapava
Atual: EE Rui Barbosa
1907
"Foi criado por decreto de 8 de abril de 1907, e instalado a 25 do mesmo mês e ano, pelo inspetor escolar Miguel Carneiro Jr., que o dirigiu até 17 de junho de 1907, quando passou a diretoria, por autorização do Secretário do Interior, ao professor Lindolpho de França Machado."
Clique aqui para ler a história na íntegra (100k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Cachoeira Paulista
Grupo Escolar de Cachoeira Paulista
Atual: EE Dr. Evangelista Rodrigues
1913
"Seu projeto data de 1909, como parte de um projeto, elaborado por José Van Humbeeck, para 11 escolas (Brotas, Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São João da Bocaina, São Pedro e Tambau), com 8 salas de aula (à exceção de Descalvado, que teve ao seu projeto 2
salas acrescidas). As plantas são simétricas com, uso independente para cada seção, isolada por porta tipo vai-e-vem, localizada no corredor central. Foi instalado em 06.03.1913."
Clique aqui para ler a história na íntegra (50k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Caconde
Grupo Escolar de Caconde
Atual: EE Dr. Cândido Lobo
1915
"Foi instalada em 25 de agosto de 1915, funcionando em um período, com 7 classes, de 1ª a 4ª série, em prédio do Estado, cuja construção foi iniciada em 1912. A autoria do projeto do seu edifício é de Arthur Castagnoli."
Clique aqui para ler a história na íntegra (106k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Município: Cajuru
Grupo Escolar de Cajuru
Atual: EE Dr. Messias da Fonseca
1909
"O projeto desse edifício escolar, de José Van Humbeeck, foi criado para 7 escolas de um só pavimento (Pindamonhangaba, Caçapava, São Simão, Bragança, Itatiba, Santa Bárbara e Cajuru). Entre outras características, destacam-se a existência de um pátio interno e a simetria das plantas, com uma ala reservada para a seção masculina e outra para a feminina. Durante a primeira década do século XX, o projeto foi reelaborado ou adaptado, de acordo com as necessidades específicas impostas a cada caso."
Clique aqui para ler a história na íntegra (89k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader