A violência na escola: a percepção
dos alunos e professores |
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Aída Maria Monteiro Silva |
A seguir, algumas questões
para sua reflexão. Na sua escola:
- Todas as pessoas (alunos, funcionários, professores,
pais...) são respeitadas?
- Os professores têm se atualizado, visando um ensino
de qualidade?
- Os temas da violência e dos direitos dos cidadãos
fazem parte integrante do currículo escolar?
- A escola oferece palestras e cursos sobre o tema da
violência? Esses eventos têm contado com a
participação da família e da comunidade?
- As diferentes opiniões são respeitadas
?
- As famílias têm assumido o seu papel na
formação de seus filhos?
- As expressões dos alunos sobre as mais variadas
situações têm sido incentivadas?
Se você respondeu sim à maioria das perguntas,
ótimo! Sua escola exercita parte das sugestões
de alunos e professores que participaram da pesquisa realizada
pela autora desse texto, que discute a questão
da violência na escola em busca de soluções
criativas e coletivas.
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"A questão da violência e as violações dos direitos humanos
no Brasil, especialmente as que atingem a vida e a integridade
física dos indivíduos, além de serem amplamente divulgadas na
sociedade em geral, aparecendo com bastante ênfase nos meios
de comunicação de massa, constituem-se, segundo as pesquisas
de opinião pública, em uma das maiores preocupações da população
nas grandes cidades."
"Esta negação dos direitos fundamentais à maioria da população
brasileira encontra explicação no modelo econômico e social
excludente, que apresenta grandes disparidades quanto ao acesso
da população aos bens sociais, caracterizando-se como uma sociedade
que apresenta uma das piores distribuições de renda do mundo.
A convivência dos indivíduos, em extrema desigualdade social,
certamente é um dos fatores que muito contribuem para a degradação
do comportamento humano."
"É preciso que trabalhemos um novo formato de prática pedagógica,
em que a escola passe a ser, de fato, local de aprendizagem,
de uma nova cultura, a da aprovação e da formação da cidadania,
entendida como a materialização dos direitos sociais a todos
os cidadãos."
Publicação:
Série Idéias n. 28. São Paulo: FDE, 1997
Páginas: 253-267
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