Repensando o lugar dos afetos na
sala de aula |
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Marilene Proença Rebello
de Souza |
O espaço escolar é palco
de uma gama de relações que se estabelecem
entre as pessoas. Marilene Souza apresenta, neste texto,
importantes reflexões sobre como as relações
professor-aluno e família-escola permeiam e configuram
o sucesso ou o fracasso escolar. |
"Nosso objetivo neste artigo é discutir como as relações entre os indivíduos
se fazem presentes quando o contexto é a escola. Partimos da
concepção de que na vida diária escolar os afetos se entrelaçam
na complexa rede de relações institucionais. Isto é, no dia-a-dia
do funcionamento da escola se confrontam diferentes indivíduos
com suas histórias de vida, com suas concepções de mundo, cada
qual com seus objetivos e intenções. Estes encontros e desencontros
- o conjunto das diferentes ações e reflexões daqueles que participam
desse funcionamento escolar - propiciam novas relações, que
produzem o sucesso ou o fracasso no processo ensino-aprendizagem."
"Os depoimentos da professora da classe 'problema' nos falam
da solidão de seu trabalho e da responsabilidade pessoal sobre
esta sala de aula. Coube tão somente a ela pensar em estratégias
que evitassem as dificuldades encontradas e vividas na relação
com os colegas e com outras classes, como não deixá-los ir ao
recreio e impedi-los de freqüentar a aula de Educação Física.
Apesar de a criação desta sala de aula ter sido um processo
de decisão da escola, ela não é vista como tal, não é pensada
como uma responsabilidade do grupo de professores, coordenação
e direção, não é considerada como um elemento da própria escola."
"Os desenhos das crianças também nos levam a refletir que uma
mudança no olhar, do fracasso para o desafio, é fundamental
no sentido de imprimir outro movimento na relação pedagógica.
A classe 'bem-sucedida' assim se tornou por ter passado a ser
incluída na escola como aquela que 'merecia uma chance'. A escola
e a professora estavam interessadas em criar estratégias de
atuação com o objetivo de conquistar nas crianças repetentes
o desejo de aprender."
Publicação:
Série Idéias n. 28. São Paulo: FDE, 1997
Páginas: 159-174
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