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| Proposta pedagógica e autonomia
da escola |
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| José Pires Azanha |
Projeto Pedagógico e Autonomia
se inter-relacionam. A autonomia é condição
necessária para que a Escola elabore e realize
seu próprio Projeto Pedagógico. E este,
por sua vez, é o que permite à escola atuar
de acordo com suas próprias necessidades.
Para Azanha, o Projeto Pedagógico é uma
forma de se explicitar os principais problemas de cada
escola, propor soluções e definir responsabilidades
coletivas e individuais na superação desses
problemas. É por isso que a elaboração
do projeto pedagógico, como afirma o autor, "é
um exercício de autonomia".
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"Num projeto pedagógico tudo é relevante
na teia das relações escolares, porque todas
elas são potencialmente educativas ou deseducativas.
Ensinar bem, por exemplo, não é apenas ensinar
eficientemente uma disciplina, mas é também
o êxito em integrar esse ensino aos ideais educativos
da escola. Enfim, o importante é a motivação
e o empenho comum numa reflexão institucionalmente
abrangente e o firme propósito de alterar práticas
nos sentidos indicados por essa reflexão. Para isso,
não há fórmulas prontas e convém
não esperar auxílio de uma inexistente "ciência
dos projetos" ou de roteiros burocratizados."
Publicação:
A escola de cara nova. Planejamento. São Paulo: SE/CENP,
2000
Páginas: 18-24.
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