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| A construção da Proposta
Pedagógica da Escola |
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| SEE/CENP |
Este texto parte de uma nova compreensão
do papel da escola no mundo atual.
Focaliza a elaboração e a consecução
da proposta pedagógica. Apresenta um roteiro de
questões para nortear o processo de reflexão
e de planejamento. Lembretes e sugestões auxiliam
cada escola a construir seu próprio projeto pedagógico.
Discute também a questão da avaliação
e, mais especificamente, o regime de progressão
continuada. Enfatiza que esta nova forma de avaliar leva
a uma ressignificação das concepções
de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
O texto explica, ainda, as bases legais do projeto pedagógico
na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs). Bem como, os pressupostos
pedagógicos da avaliação na progressão
continuada, contidos na Deliberação do Conselho
Estadual de Educação (CEE nº 9/97)
e na Indicação CEE nº 22/97. |
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"A progressão continuada, portanto, deve
ser entendida como um mecanismo inteligente e eficaz no
ajuste da realidade do fato pedagógico à realidade
dos alunos, e não como um meio artificial e automático
de ´empurrar´ os alunos para as séries,
etapas, fases subseqüentes."
"No contexto da progressão continuada, as expressões
habituais de aprovação e reprovação
perdem sentido e cedem lugar aos conceitos de progressão,
aprendizagens diferenciais e desenvolvimento global, orientados
por maior clareza quanto aos objetivos do ensino fundamental
na sociedade contemporânea, na comunidade onde a escola
se insere, em um contexto de democratização
da educação. O referencial passa a ser o objetivo
de socialização dos conhecimentos básicos
para todos e não critérios de excelência
em cada fragmento do conhecimento para poucos."
Publicação:
A escola de cara nova: Planejamento. São Paulo: SE/CENP,
2000
Páginas: 10-16.
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