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Boa noite
Quarta-Feira , 22 de Outubro de 2014
>> Planejamento e Proposta Pedagógica
   
 
Significado e Pressupostos do Projeto Pedagógico

Terezinha Azerêdo Rios


Neste texto a autora reflete sob a perspectiva filosófica o conceito de projeto. Para que qualquer projeto se concretize - seja ele um projeto de vida ou um projeto pedagógico - faz-se necessário um planejamento do que se quer realizar.
Para que um projeto de vida ou um projeto pedagógico se realize, são necessários três componentes :

S A B E R, P O D E R  E  Q U E R E R.

Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize.

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"Ao organizarmos os projetos de nossas escolas, planejamos o trabalho que temos intenção de realizar, lançamo-nos para diante, olhamos para frente. Projetar-se é relacionar-se com o futuro, é começar a fazê-lo. E só há um momento de fazer o futuro - no presente."

"Se apresentamos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe (...) é preciso acrescentar que é necessário que ele seja possível. O que ainda não é, pode vir a ser."

" ... o possível não se encontra pronto: ele pode estar presente imediatamente na situação, mas também é construído a partir dela. (...) Construir o possível significa explorar os limites, no sentido de reduzi-los, e as alternativas de ação, no sentido de ampliá-las."

"Para elaborar um projeto é necessário, então, considerar criticamente (...) os limites e possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando o processo e os resultados."

"Os diretores são articuladores dos projetos; o que significa que não o fazem isolados ou por uma determinação pessoal, mas que devem estar mesmo procurando ligar ações, coordenar atividades, promover relações, no sentido de compor a teia curricular das unidades escolares. Trabalho coletivo ... . Trabalho de tessitura de um artefato que possa mesmo ser chamado de uma rede - rede de ensino tecida por nós."

Publicação: Série Idéias n. 15. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 73-77

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