"Ao organizarmos os projetos de nossas escolas, planejamos
o trabalho que temos intenção de realizar, lançamo-nos
para diante, olhamos para frente. Projetar-se é relacionar-se
com o futuro, é começar a fazê-lo. E só
há um momento de fazer o futuro - no presente."
"Se apresentamos o ideal como algo desejado e necessário
e que ainda não existe (...) é preciso
acrescentar que é necessário que ele seja possível.
O que ainda não é, pode vir a ser."
" ... o possível não se encontra pronto:
ele pode estar presente imediatamente na situação,
mas também é construído a partir
dela. (...) Construir o possível significa explorar
os limites, no sentido de reduzi-los, e as alternativas de
ação, no sentido de ampliá-las."
"Para elaborar um projeto é necessário,
então, considerar criticamente (...) os limites e possibilidades
do contexto escolar, definindo os princípios norteadores
da ação, determinando o que queremos conseguir,
estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando
tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando o
processo e os resultados."
"Os diretores são articuladores dos
projetos; o que significa que não o fazem isolados
ou por uma determinação pessoal, mas que devem
estar mesmo procurando ligar ações, coordenar
atividades, promover relações, no sentido de
compor a teia curricular das unidades escolares. Trabalho
coletivo ... . Trabalho de tessitura de um artefato que possa
mesmo ser chamado de uma rede - rede de ensino tecida
por nós."