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Domingo , 20 de Abril de 2014
>> Planejamento e Proposta Pedagógica
   
 
Proposta Pedagógica

SEE/FDE - SP


A Proposta Pedagógica de Classes de Aceleração tem por objetivo recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem série/idade. Esta situação se refere a alunos que, após diversas retenções, perderam sua turma/classe de origem e acabaram por acompanhar alunos mais novos com interesses diversos aos seus. Como conseqüência, muitos desses alunos abandonam a escola ou permanecem desmotivados.
Que soluções podem ser propostas para esses estudantes que, em geral, acabam perdendo a crença na sua capacidade de aprender? E seus professores que, por outro lado, ficam descrentes da sua capacidade de ensinar?
Partindo dessa preocupação, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo propõe a criação de classes de aceleração da aprendizagem, visando avanços reais na aprendizagem desses alunos, e sua conseqüente reintegração no percurso regular do Ensino Fundamental.
Esta publicação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo apresenta os pontos fundamentais que norteiam essa proposta e discute questões importantes no trabalho das áreas de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, educação física e artística. Consta ainda, a referência bibliográfica que fundamenta o processo de ensino-aprendizagem nas Classes de Aceleração.

http://www.educacao.sp.gov.br/diretor/doc_pub/
classes_de_aceleracao.htm

Publicação: Reorganização da trajetória escolar no ensino fundamental: classes de aceleração; proposta pedagógica curricular. São Paulo: FDE, 1997.
Páginas: 7-18.

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