A Proposta Pedagógica de Classes
de Aceleração tem por objetivo recuperar
a trajetória dos alunos em situação
de defasagem série/idade. Esta situação
se refere a alunos que, após diversas retenções,
perderam sua turma/classe de origem e acabaram por acompanhar
alunos mais novos com interesses diversos aos seus.
Como conseqüência, muitos desses alunos abandonam
a escola ou permanecem desmotivados.
Que soluções podem ser propostas para esses
estudantes que, em geral, acabam perdendo a crença
na sua capacidade de aprender? E seus professores que,
por outro lado, ficam descrentes da sua capacidade de
ensinar?
Partindo dessa preocupação, a Secretaria
de Estado da Educação de São Paulo
propõe a criação de classes de aceleração
da aprendizagem, visando avanços reais na aprendizagem
desses alunos, e sua conseqüente reintegração
no percurso regular do Ensino Fundamental.
Esta publicação da Secretaria de Estado
da Educação de São Paulo apresenta
os pontos fundamentais que norteiam essa proposta e discute
questões importantes no trabalho das áreas
de língua portuguesa, matemática, ciências,
história, geografia, educação física
e artística. Consta ainda, a referência bibliográfica
que fundamenta o processo de ensino-aprendizagem nas Classes
de Aceleração. |