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Boa tarde
Quinta-Feira , 01 de Dezembro de 2022
>> Planejamento e Proposta Pedagógica
   
 
Uma reflexão conjunta sobre o cotidiano da escola de 1o Grau

Elaine Maria Salies Landell de Moura


Como assumir a liderança e, ao mesmo tempo, articular a participação dos envolvidos no projeto pedagógico da escola (diretor, professores, pais, alunos, funcionários) de forma que todos dêem sua contribuição efetiva e se sintam responsáveis?
Neste artigo, a autora discute o papel do diretor e como a forma de gestão implantada pode contribuir para que a escola cumpra sua função. A autora relata, passo a passo, este tipo de experiência numa escola quando se constrói o projeto pedagógico: análise da realidade, estabelecimento de objetivos educacionais, elementos básicos do currículo, criação de espaços para se refletir sobre a prática dos professores.

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"É através de uma administração colegiada que se pode garantir a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de que assumam papel de co-responsáveis pela construção do projeto pedagógico na escola. Assim, a comunidade escolar vivencia situações de cidadania, próprias da dinâmica social e do papel do cidadão nessa dinâmica."

"A tarefa do diretor educador tem a dimensão de responsabilidade política, que exige tanto experiência educativa quanto competência técnica fundada no âmbito da ciência da administração escolar. Não podemos deixar de salientar a importância da ética, ou seja, do compromisso do diretor com todos os elementos relacionados no processo educativo."

"É necessário que cada unidade escolar tenha o seu projeto pedagógico e que ele não seja somente um plano no papel. Deve ser um projeto concreto, vivo, discutido, decidido e sustentado pelos diferentes segmentos da escola, como o propósito de superar a desarticulação e a fragmentação observadas constantemente na prática educativa - um projeto pedagógico construído por todos que atuam no cotidiano das unidades escolares e que considere as questões relativas ao currículo, ao planejamento, à avaliação e à organização e funcionamento da escola como instituição social"

Publicação: Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 25-31

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