> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

 A Escola Pública e o Saber

Linha do Tempo




PAINEL 2: 1860-1900 – IDEÁRIO REPUBLICANO: CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

A Constituição Republicana (1890) separa a Igreja do Estado, laiciza a sociedade e a educação, elimina o voto baseado na renda e institui o voto do cidadão alfabetizado do sexo masculino.

Os anos iniciais da República podem ser considerados o "período áureo da instrução" em São Paulo. De fato, nestes anos, além das reformas de ensino primário e normal (1890, 1892, 1893), a organização de uma rede de escolas normais e complementares, a construção do edifício da Escola Normal de São Paulo (destinada a ser o centro irradiador das inovações didáticas), ocorrem a instalação da primeira escola oficial de educação infantil - o Jardim de Infância anexo à Escola Normal, a criação das escolas superiores - a Politécnica (1895), a Escola de Agricultura em Piracicaba(1901) e a primeira Faculdade de Medicina e Farmácia (1911), momento que coincide com o aparecimento das escolas profissionais oficiais. É fundado, também, o Museu Paulista e reformado o Instituto Agronômico de Campinas.

O desenvolvimento do Liceu de Artes e Ofícios (1883), dirigido à qualificação de trabalhadores para a indústria da construção e mobiliário, confunde-se com o processo de urbanização da cidade de São Paulo.