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 A Escola Pública e o Saber

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PAINEL 5: 1964-2001- DO GOVERNO MILITAR À REDEMOCRATIZAÇÃO

De cada mil admitidos no ensino fundamental em 1960, apenas 56 conseguem ingressar no ensino superior, em 1971. Crescimento demográfico e urbanização provocam aumento da demanda efetiva por educação escolar. Os anos 60 são marcados por movimentos pelo acesso à educação, do ensino elementar ao superior. Os governos militares expandem vagas, promovem a massificação do ensino de 1º grau, sem no entanto associar o processo à garantia de qualidade. Em São Paulo, embora o crescimento do ensino superior ocorra via setor privado, cria-se a UNICAMP e organiza-se a UNESP.
Nos anos 80, o alto grau de seletividade social do sistema escolar está evidente no descompasso entre os diferentes níveis de ensino: seu baixo rendimento aparece no altos índices de evasão e repetência; os níveis mais altos de escolaridade permanecem como privilégio social de poucos.
No processo de redemocratização, a nova Constituição universaliza o direito ao voto, incluindo o do analfabeto. A atual LDB (1996) introduz mudanças significativas na educação básica, integrando a educação infantil. Dificuldades orçamentárias para a escolarização de jovens e adultos levam entidades sociais a promover ações educativas, muitas delas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (MTE) destinados à formação profissional.

Soldados na Universidade de São Paulo