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PAINEL 5: 1964-2001- DO GOVERNO MILITAR À REDEMOCRATIZAÇÃO
De cada mil admitidos no ensino fundamental em 1960, apenas 56 conseguem
ingressar no ensino superior, em 1971. Crescimento demográfico
e urbanização provocam aumento da demanda efetiva
por educação escolar. Os anos 60 são marcados
por movimentos pelo acesso à educação, do ensino
elementar ao superior. Os governos militares expandem vagas, promovem
a massificação do ensino de 1º grau, sem no entanto
associar o processo à garantia de qualidade. Em São
Paulo, embora o crescimento do ensino superior ocorra via setor
privado, cria-se a UNICAMP e organiza-se a UNESP.
Nos anos 80, o alto grau de seletividade social do sistema escolar
está evidente no descompasso entre os diferentes níveis
de ensino: seu baixo rendimento aparece no altos índices
de evasão e repetência; os níveis mais altos
de escolaridade permanecem como privilégio social de poucos.
No processo de redemocratização, a nova Constituição
universaliza o direito ao voto, incluindo o do analfabeto. A atual
LDB (1996) introduz mudanças significativas na educação
básica, integrando a educação infantil. Dificuldades
orçamentárias para a escolarização de
jovens e adultos levam entidades sociais a promover ações
educativas, muitas delas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador
(MTE) destinados à formação profissional.
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