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PAINEL 4: 1930-1964 DA "ESCOLA NOVA" À PRIMEIRA
LDB/1961
O Manifesto de 1932 em defesa da escola pública obrigatória,
leiga e gratuita, é assinado por 26 educadores. Reúne
propostas que há mais de dez anos introduziam mudanças
nas práticas e saberes pedagógicos, como a valorização
da experiência da criança e a defesa do ensino rural,
meio de fixar o homem no campo. Os educadores da nova escola preocupam-se
com o aprimoramento da formação docente: em 1933,
a escola normal da capital é elevada a curso superior; surge
o Instituto de Educação Caetano de Campos. A Universidade
de São Paulo, criada em 1934, reúne o Instituto de
Educação, incorporado à recém-criada
Faculdade de Filosofia, e as Faculdades de Direito, Medicina e a
Politécnica.
Nos anos 40, o crescimento da economia a partir da substituição
das importações e a instalação da indústria
de base reforçam a necessidade da qualificação
profissional do trabalhador. Em 1942, são aprovadas as Leis
Orgânicas do Ensino Técnico e organiza-se o SENAI,
resultado do convênio do governo federal com as indústrias.
A equivalência dos ramos do ensino médio (técnico
e secundário) é definida pela primeira Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (Lei 4024, 1961), permitindo
o acesso ao ensino superior. É criada, na capital federal,
a Universidade de Brasília.
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