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A construção do projeto
pedagógico na escola de 1o grau |
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Selma Garrido Pimenta |
A organização escolar
requer a construção de um projeto pedagógico
que, elaborado coletivamente, possibilite à escola
cumprir sua função de instância socializadora
do saber.
Partindo dessa perspectiva, a autora aponta a responsabilidade
dos profissionais da escola (professores ou não)
na tomada de decisões que nortearão o projeto
pedagógico. O acesso, a permanência e o sucesso
dos alunos, assim como o fracasso ou a exclusão
escolar, podem ser resultantes, dentre outros fatores,
da direção tomada no processo de construção
do projeto pedagógico. |
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"Numa perspectiva crítica, a escola
para todos requer que a definamos como pública, gratuita,
de boa qualidade e única - ou seja, uma escola mantida
pelo Estado enquanto equalizador das contribuições
dos cidadãos, portanto gratuita, organizada e funcionando
de forma a assegurar que todos tenham acesso a ela, que nela
permaneçam, aprendam; por fim uma escola de formação
geral, sem a dualidade de classes...Entendo que a democratização
do ensino é a reivindicação pela expansão
da educação escolar pública."
"No entanto, à indagação feita
- que organização escolar favorece a consecução
do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação
das camadas populares? (...) não se trata de conceber
previamente um tipo de organização escolar ideal,
mas de garimpar no já existente os elementos que, fortalecidos,
apontam para novas práticas, o que requer pesquisas,
análises, observações e experimentação,
conduzidas a partir da finalidade de colocar a escola como
instância socializadora do saber para as camadas populares."
Publicação:
Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 17-24
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