"O Projeto político-pedagógico resulta
da construção coletiva dos atores da Educação
Escolar. Ele é a tradução que a escola
faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhe
estão colocadas, com o pessoal - professores/alunos/equipe
pedagógica/pais - e com os recursos de que dispõe.
(...) o projeto não está pronto, mas em construção.
Nele, a equipe vai depurando, explicitando, detalhando a inserção
dessa escola na transformação social."
"Tarefa ampla, complexa e nova!, que requer que as
escolas, os sistemas de ensino se direcionem, se organizem,
se equipem para isso; revejam sua organização
e se organizem de um modo novo. (...) este novo se volta no
sentido de que a Escola Pública se qualifique cada
vez mais na construção coletiva de seu projeto
político-pedagógico, cuja finalidade é
formar o 'novo cidadão'."
"O resultado que a Escola pretende - contribuir
para o processo de humanização do aluno-cidadão
consciente de si no mundo, capaz de ler e interpretar o mundo
no qual está e nele inserir-se criticamente para transformá-lo
- não se consegue pelo trabalho fragmentado e parcelado
da equipe escolar."
"Enfim, há muito o que se fazer.(...) é
possível apontar algumas dificuldades para a acentuação
coletiva do projeto político-pedagógico da Escola.
Identificar as dificuldades não significa parar nelas,
mas mapeá-las para vermos com clareza as formas de
superá-las. (...) Todas essas dificuldades são
passíveis de serem superadas. A realidade de nossas
escolas está mostrando que sim. Mas não sem
sofrimento e luta."