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A construção da proposta
educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar |
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José Cerchi Fusari |
Neste texto o autor afirma que, apesar
de muitos esforços, ainda não se tem, na
maioria das escolas públicas, um trabalho coletivo
organizado, cujo objetivo seria a elaboração,
o desenvolvimento e a avaliação de uma Proposta
Educacional.
Trabalho coletivo, segundo Fusari, é aquele realizado
por um grupo de pessoas que têm compromisso com
a democratização da educação
escolar no país: diretores, coordenadores, professores,
funcionários, alunos, membros do Conselho de Escola
e demais representantes da comunidade.
O autor propõe um roteiro para facilitar a construção
de um trabalho pedagógico coletivo que enfrente
os problemas de evasão escolar, de retenção,
de forma a obter o máximo possível de qualidade
do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas. |
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"Fala-se em construção do trabalho
coletivo porque se trata não de algo dado ou tutelado
pelo Estado, mas de algo que passa, necessariamente, pela
cidadania dos educadores escolares."
"Esse roteiro pode e deve ser modificado pela Escola.
Sua forma de utilização, parcial ou total, também
deve ser decidida pelo grupo de educadores da Unidade Escolar.
O aspecto mais importante a ser ressaltado é que ele
pode estimular e orientar um processo de reflexão (planejamento)
no interior da Escola, em diferentes momentos e situações
no ano letivo, remetendo os educadores à problematização
do trabalho político-pedagógico da Escola como
um todo: diferentes cursos, áreas de estudo, disciplinas
e aulas dos professores. (...) assim o processo de planejamento
de ensino na Escola vai-se concretizando e interferindo no
trabalho pedagógico que ocorre nas salas de aula, no
sentido da melhoria da qualidade do ensino como um dos meios
para a construção da cidadania dos nossos alunos."
Publicação:
Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993.
Páginas: 69-77
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