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Boa tarde
Quinta-Feira , 01 de Dezembro de 2022
>> Planejamento e Proposta Pedagógica
   
 
A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar

José Cerchi Fusari


Neste texto o autor afirma que, apesar de muitos esforços, ainda não se tem, na maioria das escolas públicas, um trabalho coletivo organizado, cujo objetivo seria a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de uma Proposta Educacional.
Trabalho coletivo, segundo Fusari, é aquele realizado por um grupo de pessoas que têm compromisso com a democratização da educação escolar no país: diretores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, membros do Conselho de Escola e demais representantes da comunidade.
O autor propõe um roteiro para facilitar a construção de um trabalho pedagógico coletivo que enfrente os problemas de evasão escolar, de retenção, de forma a obter o máximo possível de qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas.

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"Fala-se em construção do trabalho coletivo porque se trata não de algo dado ou tutelado pelo Estado, mas de algo que passa, necessariamente, pela cidadania dos educadores escolares."

"Esse roteiro pode e deve ser modificado pela Escola. Sua forma de utilização, parcial ou total, também deve ser decidida pelo grupo de educadores da Unidade Escolar. O aspecto mais importante a ser ressaltado é que ele pode estimular e orientar um processo de reflexão (planejamento) no interior da Escola, em diferentes momentos e situações no ano letivo, remetendo os educadores à problematização do trabalho político-pedagógico da Escola como um todo: diferentes cursos, áreas de estudo, disciplinas e aulas dos professores. (...) assim o processo de planejamento de ensino na Escola vai-se concretizando e interferindo no trabalho pedagógico que ocorre nas salas de aula, no sentido da melhoria da qualidade do ensino como um dos meios para a construção da cidadania dos nossos alunos."

Publicação: Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993.
Páginas: 69-77

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