Para subsidiar as ações da escola em Tempo Integral, reunimos nesta página artigos, links e referências bibliográficas referentes às questões do planejamento, da proposta pedagógica, autonomia da escola, avaliação, projeto pedagógico, gestão e atividades escolares. |
Publicações Institucionais - SEE / CENP |
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Diretrizes da Escola De Tempo Integral.
São Paulo: SEE, 2006.
(Documento do Congresso
Internacional de Educação, realizado em São
Paulo, em 27 e 28/03/06).
Apresenta as diretrizes gerais que fundamentam a concepção
e a implementação da Escola de Tempo Integral,
cujas orientações e sugestões práticas
subsidiam gestores e professores para o planejamento, a organização
e a avaliação das Oficinas Curriculares que
compõem a matriz curricular.
Disponível no CRE para consulta
Em Foco: A Escola nas Férias. São Paulo:
SEE/CENP, 2000.
Em Foco: A Escola nas Férias propõe a realização
de projetos aglutinadores das experiências vivenciadas
por alunos e professores, transformando-as em um produto que
permita ao aluno e à comunidade escolar observar o
que foi possível progredir na aprendizagem. É
proposto um conjunto de sugestões de atividades que
articulam os seguintes aspectos: a pedagogia de projetos,
a seleção dos núcleos temáticos
e a linguagem fotográfica.
Disponível para Download
A Escola nas Férias- Aprendendo Sempre. São
Paulo: SEE/CENP, 2001.
Esta publicação destina-se à ampliação
e articulação do trabalho escolar organizado
em torno das três diferentes áreas do conhecimento:
Linguagem e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática,
Ciência Humanas.
As sugestões apresentadas para subsidiar o trabalho
dos professores objetivam dinamizar a tarefa educativa, tanto
na recuperação paralela como contínua,
e sobretudo o trabalho regular e cotidiano na sala de aula.
Disponível para Download
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Textos e Contextos Formando Leitores-Ciclo I. São
Paulo.SEE/CENP, 2002.
A publicação apresenta atividades destinadas
às séries iniciais do Ciclo I, destacando conteúdos
relativos à alfabetização e ao letramento.
O trabalho divide-se em duas partes: Entrando no Mundo dos
Livros e Entrando no Mundo da Escrita com as Brincadeiras
Populares.
Em Entrando no Mundo dos Livros prioriza-se a área
de Língua Portuguesa com indicações para
ouvir ,ler, produzir e analisar textos orais e escritos.
Entrando no Mundo da Escrita com Brincadeiras Populares aborda
três antologias que exploram recursos estilísticos
em parlendas, trava-línguas, adivinhas, cantigas e
outras brincadeiras populares.
Disponível
para Download
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Textos e Contextos Formando Leitores -Ciclo II. São
Paulo.SEE/CENP, 2002.
O objetivo desta publicação é apresentar
propostas de trabalho com leitura de livros selecionados pelas
escolas. As atividades abrangem os componentes curriculares
do Ciclo II do Ensino Fundamental, aprofundando as reflexões
sobre o ler/escrever na escola, numa direção
multidisciplinar. O trabalho é composto de 4 partes.
As duas primeiras destacam a importância de todos os
professores na formação do aluno na leitura
e escrita. Na terceira parte pretende-se estimular a elaboração
de outras propostas de trabalho e a última privilegia
a produção textual, buscando o aprimoramento
da escrita.
Disponível
para Download
A Construção da Proposta Pedagógica da
Escola. A Escola De Cara Nova. Planejamento 2000.
São Paulo. SEE 2000.
Esta publicação tem a finalidade de subsidiar
as reflexões, decisões e ações
a serem tomadas nos trabalhos do planejamento escolar. Trata-se
de um conjunto de textos que abordam a progressão continuada,
a avaliação e o projeto pedagógico. Revisitar
esses textos, a maioria deles já conhecida, contribui
para alicerçar os conceitos fundamentais na construção
das etapas de um projeto pedagógico.
Disponível para Download
Parte 1
Parte 2
Artigos |
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Reflexões
sobre Educação Integral e Escola de Tempo Integral
Antonio Sérgio Gonçalves - Caderno Cenpec, nº2
- Educação Integral
A
construção da proposta pedagógica da
escola. A escola de cara nova. Planejamento 2000, São
Paulo: SE/CENP, 2000. p.10-17.
Proposta pedagógica e autonomia da escola. José
Mário Pires Azanha. A Escola de Cara Nova /Planejamento,
São Paulo: SE/CENP, 2000. p.18-24.
A construção do projeto pedagógico na
escola de 1º grau Selma Garrido Pimenta. Série
Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 17-24.
O planejamento do trabalho pedagógico:
algumas indagações e tentativas de respostas.
José Cerchi Fusari. Série Idéias n. 8.
São Paulo: FDE, 1998. p.44-53
Rever o quê, mudar por quê. Luiz Carlos de
Menezes, Revista Acesso, Revista Acesso: revista de educação
e informática, n.14, São Paulo: FDE, dez. 2000.
p. 29-34
Avaliação da aprendizagem e progressão
continuada:
bases para construção de uma nova escola.
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Revistas de Estudos e Avaliação
Educacional, São Paulo: Fundação Carlos
Chagas, jul./dez., 1998. p. 7-12.
Links |
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Anísio Teixeira - O defensor da escola pública na teoria e na prática
Reportagem que apresenta algumas idéias do pensador que propôs e executou medidas para democratizar o ensino e defendeu a escola de tempo integral para alunos e professores.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/
Esp_010/aberto/mt_especial_258675.shtml
O Brasil precisa de escolas
Em entrevista a Revista Ciência Hoje, o educador francês Jean Hébrard defende a escola em tempo integral no país como único meio de garantir alfabetização plena e rápida às crianças das camadas populares.
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3152
Educação Integral - Articulação de projetos e espaços de aprendizagem
O artigo produzido pelo CENPEC trata da Educação Integral que aparece, também, na perspectiva de tempo integral de atendimento. Faz referências a duas experiências mais conhecidas de escola pública de tempo integral no Brasil.
http://www.cenpec.org.br/modules/xt_conteudo/index.php?id=46
Aula extra reforçará orientação de estudos
Reportagem que aborda a questão das atividades extracurriculares que deverão fazer parte da escola em tempo integral. Essas atividades incluem de meditação a oficinas de arte.
http://www.pnud.org.br/educacao/reportagens/
index.php?id01=1733&lay=ecu
Criança na escola? Programa de Formação Integral da Criança
Este artigo analisa uma política pública que foi implementada no Estado de São Paulo, entre os anos de 1986 e 1993. Este programa público, chamado Profic - Programa de Formação Integral da Criança, procurou estender o tempo de permanência das crianças pobres na escola e expandir as condições para seu melhor desempenho na aprendizagem.
http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000200004
Literatura e Representações da Escola Pública de Tempo Integral
Discute o projeto dos CIEPS – Escola de Tempo Integral,
implantado no Estado do Rio de Janeiro entre 1983 2001.
http://www.anped.org.br/rbe27/anped-n27-art03.pdf
Escola da Ponte
Informações sobre a escola portuguesa em que não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, testes e aulas. Os alunos se agrupam de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa.
http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/html2/portug/bemvindo.htm
É possível fazer uma escola diferente
Entrevista com o educador português José Pacheco
da Escola da Ponte, coordena desde 1976 a Escola da Ponte, instituição
pública que se notabilizou pelo projeto educativo inovador,
baseado na autonomia dos estudantes.
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/171_abr04/html/falamestre.htm
Publicações
Relaciona livros ou capítulos de livros e artigos publicados sobre o tema – Escola de Tempo Integral.
http://www.fe.usp.br/psicologia/denise_publi.html
Se a vida sofre mudanças, também a escola deve mudar
Artigo de Domenico De Masi, professor de Sociologia do Trabalho na Universidade de Roma que apresenta previsões calculadas com base no estado atual de pesquisas científicas, que a escola deveria fazer para orientar a sua própria ação pedagógica e as escolhas de seus estudantes.
http://www.revistadigital.com.br/caderno_especial.asp?CodMateria=70
Antonio Nóvoa
Entrevista com o educador português que aborda entre outras questões, os desafios da escola, a formação de professores, as mudanças que precisam ser adotadas em termos de tempo, espaço e currículo escolar.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012
Jornada Escolar Completa
Portal do Ministério da Educação do Chile que apresenta alguns aspectos da jornada escolar completa: infraestrutura, projeto pedagógico, espaços educativos, entre outros.
http://www.mineduc.cl/index0.php?id_portal=21#
Hernandez
Apresenta a proposta do educador espanhol Fernando Hernández que defende a organização do currículo por projetos, com atuação conjunta de alunos e professores.
http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/
repcapa_qdo_hernandez.htm
Transgressão e Mudança na Educação
Resenha do livro de Fernando Hernandez com tema direcionado para projetos de trabalho na organização curricular.
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/88/40/1/0/
Ensino com diálogo e investigação
Entrevista com o educador espanhol Fernando Hernandez que fala sobre a importância do trabalho com projetos na realidade social e educacional.
http://www.diarionaescola.com.br/Escola_25_06.pdf
Outros Links:
A Escola Parque da Bahia: experiência pedagógica pioneira no Brasil, obra de projeção internacional
http://www.prossiga.br/anisioteixeira/livro11/pagina33.htm
CIEPs e GPs: Programa Especial de Educação
http://www.fundar.org.br/darcy_educa_ciep-gp_progespecial.htm
Educação integral não significa colocar meninos numa sala de aula por oito horas.
http://www.risolidaria.org.br/util/view_noticia.jsp?txt_id=200511290015
Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira?
http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100013
Histórico do Centro Educacional Carneiro Ribeiro
http://www.faced.ufba.br/escola_parque/historico_do_cecr.htm
Em tempo: a escola de horário integral.
http://www.educacaoonline.pro.br/
a_escola_de_horario_integral.asp?f_id_artigo=216
Da Escola-parque aos Centros Integrados de Educação Pública.
http://www.anped.org.br/rbe27/anped-n27-art03.pdf
Programa de Educação em Tempo Integral: Município de Apucarana
http://www.apucarana.pr.gov.br/integral.php?org=38
Subsídios para as Atividades da Escola de Tempo Integral
Jogos e brincadeiras
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/jog_l.php?t=001
Leitura e Literatura
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001
Arte-Educação
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/aed_l.php?t=001
Artes-Música
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/art_l.php?t=004
Recursos de Ensino
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/efr_l.php?t=001
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/efr_l.php?t=002
Bibliografia |
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1. LIVROS
Disponíveis no CRE
ARANTES, Jorge. Programa especial de educação:
um projeto político. Rio de Janeiro : MAUAD, 1998
EBOLI, Terezinha. Uma experiencia de educação
integral: Centro Educacional
Carneiro Ribeiro. Rio de Janeiro : FGV, INL, 1971
LIMA, Chopin Tavares de. PROFIC: Diretrizes
e ações. São Paulo : FDE, 1987.
____________. PROFIC: educação
integral em construção. São Paulo : FDE,
1989.
PARO, Vitor Henrique. Escola de tempo integral:
desafio para o ensino público. São Paulo : Cortez,
Autores Associados, 1988
RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPS. Rio de Janeiro
: Bloch, 1986
RIBEIRO, Darcy; NIEMEYER, Oscar; MEMÓRIA,
Tatiana Chagas. Carta: falas, reflexões, memórias;
o novo livro dos CIEPS. Brasília : s. n., 1995
YUS RAMOS, Rafael. Educação integral:
uma educação holística para o século
XXI. Porto Alegre : ARTMED, 2002
Disponíveis em Outras Bibliotecas
BORGES, Livia Freitas Fonseca. A escola de
tempo integral no Distrito Federal: uma analise de três
propostas. Brasília : Unb, 1994 . Dissertação
(Mestrado) (disponível na Faculdade de Educação
da UnB)
CALEFI, Adriana Maria Sersun. Escola de tempo
integral: reflexões sobre algumas experiências.
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(disponível na Universidade Metodista de Piracicaba)
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa;
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brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis : Vozes, 2002.
(disponível na UNB)
COUTO, João Gilberto Parenti. A revolução
que Vargas não fez : a implantação da escola
pública de tempo integral. Belo Horizonte : Maza Edições,
2004. 48 p.
DELORS, Jacques. Educação: um
tesouro a descobrir. São Paulo : CORTEZ , 2001 (disponível
na Biblioteca FE/USP)
MOLOAU, Juan Hersztajn; CACCIAMALI, Maria Cristina;
MILONE, Paulo César. Ampliacao do 1º grau para tempo
integral. São Paulo : Fipe, 1987 (disponível
na Biblioteca FEA/USP)
SAMPAIO, Sonia. Período integral nas
escolas municipais de educacao infantil de São Paulo:
retomando a polêmica. São Paulo, 1993 . Dissertação
(Mestrado) (disponível na Biblioteca FE/USP)
2. ARTIGOS DE PERIÓDICOS
Disponíveis no CRE
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as lições da prática. Educação
& Sociedade, São Paulo, Campinas, v. 10,
n. 32, p. 116-129, abr. 1989
CAVALIERE, Ana Maria; COELHO, Lígia Martha. Para onde
caminham os cieps : uma análise após 15 anos.
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.
119, p. 147-174, jul. 2003
CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação integral:
uma nova identidade para a escola brasileira? Educação
& Sociedade, São Paulo, Campinas, v. 23,
n. 81, p. 247-270, dez. 2002
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COSTA, Marly de Abreu. Comparação das estimativas
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município do Rio de Janeiro. Educação
& Sociedade, São Paulo, Campinas, v. 12,
n. 40, p. 486-501, dez.1991
DAVIS, Cláudia. Escola Pública. Estudos
em Avaliação Educacional, São
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GARCIA, Regina. CIEP: a paixão deslocada. Proposta,
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GATTI, Bernardete A. Avaliação da jornada única
em São Paulo. Estudos em Avaliação
Educacional, São Paulo, n. 5, p. 85-89, jan./jun.
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2002
_______. Horário em blocos para a integração
curricular e ... muito mais.
Pátio: revista pedagógica, Porto
Alegre, v. 8, n. 30, p. 8-11, maio/jul. 2004 |