> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 23 de Outubro de 2014
 
>> Entrevistas / Palestras

Nesta página estão reunidas algumas entrevistas e palestras realizadas por especialistas de vários países, que apresentam estudos, pesquisas, idéias, concepções em diversas áreas da educação, tais como: alfabetização, literatura, educação inclusiva, avaliação, violência escolar, novas tecnologias.

EDUCAÇÃO

António Nóvoa
O Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, aborda, dentre outras, questões referentes: às contribuições da História da Educação para a formação e prática pedagógica do professor; aos desafios da escola no mundo contemporâneo; à Internet e Ensino à Distância; à importância da preservação do patrimônio e memória histórica escolar.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012


Bernard Charlot
Nesta entrevista exclusiva à equipe do CRE, o professor da Universidade de Paris fala, dentre outras questões, sobre o que é aprender, como o professor pode interferir na relação dos alunos com o saber, como deveria ser a escola ideal e o sistema de ciclos.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006

César Coll - Comunidades de Apredizagem e Educação Escolar
Catedrático da Universidade de Barcelona faz considerações sobre o atual sistema educativo, comunidades de aprendizagem e o aprendizado pela vivência.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011


István Mézáros
Conferencista do 3º Fórum Mundial da Educação, o húngaro e professor emérito da Universidade de Sussex (Reino Unido), um dos principais pensadores marxistas da atualidade, critica a tendência de comercialização do ensino e a relação entre pobreza e falta de acesso à educação pública de qualidade.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15857.shtml


Juan Delval
Construção do conhecimento, o que precisa mudar nas escolas, como se dá o processo de “aprender a aprender”, a relação entre educação e democracia são alguns dos temas abordados, nesta entrevista, pelo professor da Universidade de Madri.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=03


Yves de La Taille
O especialista em Psicologia Moral da Universidade de São Paulo concedeu entrevista sobre a formação escolar de crianças e jovens na área da moral e da ética.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=005



ALFABETIZAÇÃO

Maria Cecília Cury
Psicóloga, pedagoga e pesquisadora da Educação apresenta as razões que fazem da Reggio Emília, um referencial de excelência em Educação Infantil.

http://www.educacional.com.br/entrevistas
/interativa_adultos/entrevista002.asp


AVALIAÇÃO

Alcione Saliba
Educadora fala, a partir de suas experiências como gestora pública no Paraná e como membro da equipe técnica do Banco Mundial, sobre Formação dos docentes, gestão participativa, ciclos, correção de fluxo e avaliação.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=01


Antonio Zabala
Entrevista com o educador espanhol que apresenta e defende algumas idéias sobre avaliação.

http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/138_dez00/html/zabala.doc


Charles Hadji
Entrevista com o educador francês que aborda questões referentes à avaliação formativa.

http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/138_dez00/html/hadji.doc



CONVIVÊNCIA ESCOLAR

Julio Groppa Aquino
Professor da Universidade de São Paulo discute a violência nas escolas, o papel do professor, a diferença entre violência e indisciplina e como a escola pode administrá-las.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=001


María Ángeles Almacellas Bernadó
Professora da Escuela de Pensamiento y Creatividad, diz, em entrevista, que um dos problemas com o qual os educadores se deparam é o de um posicionamento negativo e de oposição dos alunos. Refere-se à conveniência de facilitar para eles a descoberta daquilo que ensinamos.

http://www.hottopos.com/videtur22/angeles.htm


Miriam Abromovay
A professora da Universidade Católica de Brasília, traz algumas idéias e resultados da pesquisa realizada junto à Unesco sobre violência, Aids e drogas nas escolas.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=007



INCLUSÃO

Alfredo Löhr Junior
O neurologista Alfredo Löhr Junior responde perguntas sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou simplesmente TDAH, mal responsável por rótulos como avoados ou malcriados e que atinge de 3% a 5% das crianças em idade escolar no mundo inteiro

http://www.educacional.com.br/entrevistas/
interativa_adultos/entrevista005.asp


Arlete Scotto
Aborda durante Encontro Estadual de Educação, em 2002, a questão do desafio de se promover a inclusão para além da simples integração dos alunos com necessidades educacionais especiais.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=004


Carlos Roberto Jamil Cury
Nesta entrevista, o educador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, autor do Parecer 4/2002, que trata da Educação Inclusiva, refere-se à evolução da EI, à legislação, aos obstáculos enfrentados pelas escola e ao preparo do professor.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=002


Mel Ainscow
Professor da Universidade de Manchester, Inglaterra apresenta suas idéias sobre inclusão enquanto processo de aprendizagem.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_a.php?t=002



NOVAS TECNOLOGIAS

Gláucia da Silva Brito
A doutora em Lingüística esclarece dúvidas sobre o uso da linguagem utilizada na internet e aborda a necessidade de um trabalho pedagógico em que o professor reflita sobre sua ação escolar e elabore e operacionalize projetos educacionais com a inserção das novas tecnologias da informação e da comunicação.

http://www.educacional.com.br/entrevistas/
interativa_adultos/entrevista008.asp


Pierre Levy
O filósofo francês da Universidade de Ottawa, Canadá, abordou nesta palestra, a importância da Internet na sociedade atual, o princípio da inteligência coletiva, a evolução do homem e os estágios de comunicação.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001



LITERATURA

Ana Maria Kaufman
A professora e pesquisadora da Universidade de Buenos Aires tece considerações sobre o ensino da língua, como motivar os alunos para a leitura de livros, a internet como forma de aquisição de conhecimentos e competências, o que se espera do leitor hoje, os elos entre os atos de ler e escrever.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=02


Andréa Lisboa de Souza
Nesta entrevista, concedida durante o seminário "Perspectivas Educacionais para o Negro Brasileiro no Terceiro Milênio", na Estação Ciência, em São Paulo, a professora falou sobre o trabalho que desenvolve - pesquisa que pretende mapear o imaginário do negro na literatura infanto-juvenil brasileira, e a ausência de personagens e heróis negros na literatura.

http://www.portalafro.com.br/entrevistas/andreasouza.htm


José Saramago
Escritor português, Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago fala, nesta entrevista, sobre a contribuição que a língua portuguesa pode dar à literatura universal e também sobre algumas questões que aborda em seu romance "A Caverna”.

http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0047.asp


Nelly Novaes Coelho
Crítica, autora e ensaísta, apresenta suas idéias sobre: a tarefa da literatura, como provocar o interesse dos alunos pela leitura, a importância da obra de Lygia Fagundes Telles, as possibilidades de trabalho em sala de aula com romances e contos em geral, os desafios para o professor no trabalho com literatura.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=010


Tatiana Belinky
Nesta entrevista, a escritoras de livros infantis reafirma a importância do hábito da leitura para as crianças e de que maneira podemos incentivá-las.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=008