> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
  |
Boa noite |
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
|
 |
|
|
 |
>> Entrevistas
/ Palestras |
|
|
Nesta página estão reunidas algumas entrevistas e palestras realizadas por especialistas de vários países, que apresentam estudos, pesquisas, idéias, concepções em diversas áreas da educação, tais como: alfabetização, literatura, educação inclusiva, avaliação, violência escolar, novas tecnologias.
|
|
EDUCAÇÃO
António
Nóvoa
O Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, aborda,
dentre outras, questões referentes: às contribuições
da História da Educação para a formação e prática pedagógica
do professor; aos desafios da escola no mundo contemporâneo;
à Internet e Ensino à Distância; à importância da preservação
do patrimônio e memória histórica escolar.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012
|
Bernard
Charlot
Nesta entrevista exclusiva à equipe do CRE, o
professor da Universidade de Paris fala, dentre outras
questões, sobre o que é aprender, como
o professor pode interferir na relação
dos alunos com o saber, como deveria ser a escola ideal
e o sistema de ciclos.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006
|
César
Coll - Comunidades de Apredizagem e Educação
Escolar
Catedrático da Universidade de Barcelona faz
considerações sobre o atual sistema educativo,
comunidades de aprendizagem e o aprendizado pela vivência.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011
|
István
Mézáros
Conferencista do 3º Fórum Mundial da Educação,
o húngaro e professor emérito da Universidade
de Sussex (Reino Unido), um dos principais pensadores
marxistas da atualidade, critica a tendência de
comercialização do ensino e a relação
entre pobreza e falta de acesso à educação
pública de qualidade.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15857.shtml
|
Juan
Delval
Construção do conhecimento, o que precisa
mudar nas escolas, como se dá o processo de “aprender
a aprender”, a relação entre educação
e democracia são alguns dos temas abordados,
nesta entrevista, pelo professor da Universidade de
Madri.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=03
|
ALFABETIZAÇÃO
AVALIAÇÃO
Alcione
Saliba
Educadora fala, a partir de suas experiências
como gestora pública no Paraná e como
membro da equipe técnica do Banco Mundial, sobre
Formação dos docentes, gestão participativa,
ciclos, correção de fluxo e avaliação.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=01
|
CONVIVÊNCIA ESCOLAR
María
Ángeles Almacellas Bernadó
Professora da Escuela de Pensamiento y Creatividad,
diz, em entrevista, que um dos problemas com o qual
os educadores se deparam é o de um posicionamento
negativo e de oposição dos alunos. Refere-se
à conveniência de facilitar para eles a
descoberta daquilo que ensinamos.
http://www.hottopos.com/videtur22/angeles.htm
|
INCLUSÃO
Arlete
Scotto
Aborda durante Encontro Estadual de Educação,
em 2002, a questão do desafio de se promover
a inclusão para além da simples integração
dos alunos com necessidades educacionais especiais.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=004
|
Carlos
Roberto Jamil Cury
Nesta entrevista, o educador da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais, autor do Parecer 4/2002,
que trata da Educação Inclusiva, refere-se
à evolução da EI, à legislação,
aos obstáculos enfrentados pelas escola e ao
preparo do professor.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=002
|
NOVAS TECNOLOGIAS
Gláucia
da Silva Brito
A doutora em Lingüística esclarece dúvidas
sobre o uso da linguagem utilizada na internet e aborda
a necessidade de um trabalho pedagógico em que
o professor reflita sobre sua ação escolar
e elabore e operacionalize projetos educacionais com
a inserção das novas tecnologias da informação
e da comunicação.
http://www.educacional.com.br/entrevistas/
interativa_adultos/entrevista008.asp
|
Pierre
Levy
O filósofo francês da Universidade de Ottawa,
Canadá, abordou nesta palestra, a importância
da Internet na sociedade atual, o princípio da
inteligência coletiva, a evolução
do homem e os estágios de comunicação.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001
|
LITERATURA
Ana
Maria Kaufman
A professora e pesquisadora da Universidade de Buenos
Aires tece considerações sobre o ensino
da língua, como motivar os alunos para a leitura
de livros, a internet como forma de aquisição
de conhecimentos e competências, o que se espera
do leitor hoje, os elos entre os atos de ler e escrever.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=02
|
Andréa
Lisboa de Souza
Nesta entrevista, concedida durante o seminário
"Perspectivas Educacionais para o Negro Brasileiro
no Terceiro Milênio", na Estação
Ciência, em São Paulo, a professora falou
sobre o trabalho que desenvolve - pesquisa que pretende
mapear o imaginário do negro na literatura infanto-juvenil
brasileira, e a ausência de personagens e heróis
negros na literatura.
http://www.portalafro.com.br/entrevistas/andreasouza.htm
|
José
Saramago
Escritor português, Prêmio Nobel de Literatura,
José Saramago fala, nesta entrevista, sobre a
contribuição que a língua portuguesa
pode dar à literatura universal e também
sobre algumas questões que aborda em seu romance
"A Caverna”.
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0047.asp
|
Nelly
Novaes Coelho
Crítica, autora e ensaísta, apresenta
suas idéias sobre: a tarefa da literatura, como
provocar o interesse dos alunos pela leitura, a importância
da obra de Lygia Fagundes Telles, as possibilidades
de trabalho em sala de aula com romances e contos em
geral, os desafios para o professor no trabalho com
literatura.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=010
|
|
|
|
|
 |
|
|
|