> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Segunda-Feira , 06 de Maio de 2024
>> Planejamento e Proposta Pedagógica
   
 


Da intenção à ação concreta

O processo de planejamento é um momento precioso de reflexão coletiva, no qual a escola tem a oportunidade de exercer sua autonomia. Sob a liderança do diretor e do coordenador pedagógico, ele envolve todos os segmentos da escola - professores, funcionários, pais e alunos, para traçar a arquitetura do novo ano e lançar as bases da construção do saber que se processará por todo o período letivo. É também no planejamento que a escola constrói, passo a passo, sua identidade, transformando intenções em ações concretas.

Em consonância com os pressupostos pedagógicos da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da SEE/SP, a equipe do CRE pesquisou textos, artigos, entrevistas, experiências, seqüências didáticas e projetos, organizados em um roteiro temático, com o objetivo de fornecer subsídios para o planejamento da escola.


Visão de Futuro
| Planejamento | Sala de Aula | Check List

Projetos | Avaliação | Conhecimento Interligado

Temas Transversais | Ambiente de Convivência

Aprendendo Sempre | Aulas Motivadoras


   Planejamento e proposta pedagógica

"Como transformar a rotina em desafio?" - artigo de Eny Maia
Este texto trata dos vários aspectos que envolvem a elaboração e a consecução do Plano de Gestão Escolar. Enfatiza sobretudo o trabalho coletivo. Acentua a importância de se conhecer a realidade em que a escola está inserida: quem são os alunos, os professores, quais suas dificuldades e necessidades. Aborda, ainda, a questão da avaliação do Plano e de seu impacto na aprendizagem dos alunos, na equipe e nos professores. Por fim, discorre sobre a realidade do jovem brasileiro e da necessidade de um ensino voltado para ele.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/prp_a.php?t=004

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Na sala de aula

"O que é construtivismo" - Fernando Becker
O autor percorre a história para mostrar que o conhecimento vai se construindo com a história da humanidade, e a partir dessa idéia vem a noção de construção. Além disso, por meio de exemplos, ele aponta o que significa ser construtivista no espaço escolar. (íntegra do artigo em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011

Rever o quê, mudar por quê - artigo de Luiz Carlos Menezes
Para o autor, assim como o mundo mudou, o público da escola e a função que ela deveria assumir também mudaram. Para isto, é preciso conceber um novo Projeto Pedagógico, voltado para o desenvolvimento de competências e para a promoção de valores humanos e éticos, bem como comprometido com saberes práticos. (íntegra do artigo em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/prp_a.php?t=009

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Trabalhando com Projetos

Trabalhando com projetos
Esta série faz parte do programa Salto para o Futuro, da TV Escola. Neste texto introdutório, o autor conceitua o que é trabalhar por projetos e os passos mais importantes a serem observados na elaboração de um projeto.
http://www.tvebrasil.com.br/salto/
boletins2002/cp/texto1.htm

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Discutindo a avaliação

"Avaliação participativa" - artigo de Jacobo Waiselfisz
Artigo que apresenta as quatro etapas de uma experiência de planejamento e avaliação participativa na Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, que tentou superar a divisão entre quem planeja e quem executa. Para o autor, Planejamento e Avaliação podem ser instrumentos de transformação da realidade educacional, onde o homem (profissionais da escola) pode recuperar o caráter produtivo-criativo de sua atividade. (íntegra em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=010

"Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude" - artigo de Cipriano Carlos Luckesi
O autor defende que dificuldades, insucesso e erro não devem ser fontes de culpa e castigo, mas sim de possibilidades de intervenção pedagógica. "O clima de culpa, castigo e medo, que tem sido um dos elementos da configuração da prática docente, é um dos fatores que impedem a escola e a sala de aula de serem um ambiente de alegria, satisfação e vida feliz." (íntegra em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=023

"O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno" - artigo de Alzira Leite Carvalhais Camargo
A autora analisa a relação entre a prática da avaliação escolar e o processo de conhecimento do aluno com base em relatos escritos por 390 universitários. O artigo busca explicitar as representações que os sujeitos construíram a partir das suas experiências em avaliação e os sentidos que nelas se contêm, assim como identificar os elos sócio-pedagógicos condicionantes do movimento contraditório entre aprender e avaliar.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=
sci_arttext&pid=S0102-25551997000100015&
tlng=en&lng=en&nrm=iso


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   O conhecimento interligado

Interdisciplinaridade
Texto da Fundação Darcy Ribeiro que apresenta uma reflexão sobre o que se entende por interdisciplinaridade. Questiona como acontece nossa relação com o mundo social, natural e cultural, e se é fragmentada de tal modo que cada fenômeno observado ou vivido pode ser entendido ou percebido como fato isolado.
http://www.fundar.org.br/temas/texto__7.htm

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Temas Transversais

Meio Ambiente

Construir um mundo melhor - Carta do chefe Seatle ao presidente dos EUA
Este documento - dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente - vem sendo intensamente divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). É uma carta escrita, em 1854, pelo chefe Seatle ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este propôs comprar grande parte das terras de sua tribo, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra 'reserva'. "Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho (...)".
http://www.comitepaz.org.br/chefe_seattle.htm


Ética

"A escola não está levando a sério a questão dos valores" - entrevista com Yves de La Taille
Para o professor da USP, a formação moral e ética das crianças cabe tanto à família quanto à escola. 'Tanto a escola quanto a família têm de deixar claros os seus valores e definições do que é uma vida plena. Se não o fazem, acabam sendo substituídas pela mídia.'
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=005


Pluralidade Cultural

Museu do Índio
O site traz as informações e a história dos povos indígenas brasileiros. Ilustrado por belas fotografias, a visita virtual pelo site é um convite para conhecer um pouco mais da cultura indígena. O site possui um jornal virtual, o "Museu ao vivo", e traz ainda informações da programação (agenda), das exposições e dos produtos típicos vendidos pela loja Artíndia (os produtos não são comercializados pela internet).
http://www.museudoindio.org.br

Museu da Imigração e Memorial do Imigrante
Traz dados históricos, peças e imagens relacionadas ao imigrante e à imigração. O site traz a programação do museu e, em detalhes, informações das exposições que ocorrem no museu - inclusive as já realizadas. Há também dados estatísticos, fotos e história do acervo, além de informações sobre o "Encontro de carros antigos", o passeio de bonde e o de trem...
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br


Saúde

Portal da Saúde
Página do site do Ministério da Saúde. Traz matérias, orientações, artigos e cartilhas.
http://portal.saude.gov.br/saude/


Educação Sexual

"A educação sexual nossa de cada dia" - artigo de Rosely Sayão
A autora faz uma reflexão sobre como a questão da sexualidade se apresenta na sala de aula, discutindo possibilidades de abordá-la e dando exemplos de como trabalhar com os alunos. Ela retoma questões sobre o desenvolvimento físico e psíquico dos mesmos e "convoca" os professores a se envolverem na tarefa de participar da educação sexual das crianças e adolescentes, ao lado dos seus pais.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/eds_a.php?t=001

"Eu não falo de sexo, eu uso esse tema para educar" - entrevista com Rosely Sayão
A psicóloga comenta as principais dúvidas dos adolescentes, a responsabilidade da família e da escola na educação em relação à orientação sexual dos jovens. (íntegra em PDF)
http://www.educacional.com.br/
entrevistas/entrevista0040.asp

"A educação preventiva em sexualidade na adolescência" - artigo de Maria Helena Brandão Vilela Gherpelli
A autora fala sobre o processo de mudanças físicas e psicológicas e a construção de uma identidade sexual pelo adolescente. Hoje, crianças e adolescentes passam muitas horas na escola, onde recebem inúmeras informações e estímulos sexuais que podem influenciar sua conduta perante uma sociedade que tem dificuldades para lidar com o tema. Dessa forma, segundo ela, a educação sexual preventiva termina por ser dividida entre a família e a escola. (íntegra em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/eds_a.php?t=002


Drogas

"Drogas: uma questão de liberdade" - artigo de Lídia Rosemberg Aratangy
A autora discute o uso de drogas em nossa sociedade e questiona alguns valores que envolvem o tema. Enumera, por exemplo, o que leva um adolescente a experimentar drogas e a questão da liberdade individual. Dessa forma, alimenta o debate em torno da problemática e fornece informações que poderão ser traduzidas posteriormente em ações críticas e eficazes no trabalho na sala de aula. (íntegra em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/sau_a.php?t=001

"O jovem que buscamos e o encontro que queremos ser: a vulnerabilidade como eixo de avaliação de ações preventivas do abuso de drogas, DST e AIDS entre crianças e adolescentes"- artigo de José Ricardo de C. M. Ayres
O médico sanitarista aborda as dificuldades na elaboração de um programa de prevenção realmente eficaz às DSTs e ao uso de drogas nas escolas, uma vez que esta não é uma questão de depende só dos educadores, mas de uma série de variáveis (mídia, família) que fogem ao seu controle.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/sau_a.php?t=002

"Educação preventiva e vulnerabilidade às DST/AIDS e abuso de drogas entre escolares: como avaliar a intervenção?" - artigo de José Ricardo de C. M. Ayres
Neste artigo, o autor tenta relacionar a educação preventiva de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o abuso de drogas entre escolares, avaliando o momento da intervenção. Apresenta também um caso hipotético de um projeto em uma escola da periferia de São Paulo, que tenta estimular a auto-estima e a autonomia dos alunos visando a criar uma atitude autoprotetora e solidária ante a questão das drogas. (íntegra em PDF)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/sau_a.php?t=003

"Drogas na escola: quem consome o quê?"
Neste texto, o autor aborda o chamado "ciclo da droga". Apresenta pesquisas sobre consumo entre estudantes de primeiro e segundo graus, analisa a relação entre uso de drogas injetáveis e a disseminação do vírus da Aids.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/sau_a.php?t=005


Trabalho

Programa Empresa Amiga da Criança. Fundação Abrinq
Expõe objetivos e ações desenvolvidas pelo Programa Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq, que procura envolver empresas em ações de defesa dos direitos da criança, especialmente as relacionadas ao combate do trabalho infantil e à proteção do trabalho do adolescente.
http://www.fundabrinq.org.br/peac

UNICEF
Projetos desenvolvidos pelo Unicef para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
http://www.unicef.org/brazil/

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Ambiente de convivência

Paz
Seleção de artigos, entrevistas e matérias abordando o tema da paz, em especial a importância da educação para a paz.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=004

A construção de uma cultura de tolerância e não-violência
Quais são as atitudes e os pequenos gestos que constróem uma cultura de paz? Neste material, elaborado por Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman e co-editado pela Unesco, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Associação Palas Athena, são identificados princípios básicos para a construção de uma cultura de tolerância, fraternidade e não-violência a partir do espaço escolar. Além de textos, traz atividades lúdicas para serem desenvolvidas com os alunos.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=010

"A violência nas escolas" - entrevista de Julio Groppa Aquino
O professor da Faculdade de Educação da USP aponta incoerências na abordagem da questão da violência nas escolas, como o fato de a mídia dar mais destaque ao tema em épocas de pautas 'mornas', e o horror social em relação à violência nas escolas: "pode ter violência em todos os outros lugares - e nós vivemos em uma das sociedades mais truculentas do planeta -, mas na escola, não pode!"
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=001

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Aprendendo sempre

Entrevista com Antonio Nóvoa
O educador português aborda questões referentes à formação continuada do professor e o papel da escola, entre outros.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012

"O conhecimento tem de ser construído pelo sujeito" - entrevista com Juan Delval
Para o educador espanhol, as escolas devem ser mais ativas, mais participativas, e precisam promover uma mudança em três pontos fundamentais: nos conteúdos, na forma de organização e na função do professor.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ens_a.php?t=03

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Aulas motivadoras

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Alfabetização
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_l.php?t=001

1a a 4a séries
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/efr_l.php?t=001

5a a 8a séries
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/efr_l.php?t=002

Ensino Médio
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/emr_l.php?t=001

Leitura e Literatura
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001

Jogos e brincadeiras
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/jog_l.php?t=001

Arte-Educação
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/aed_l.php?t=001

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------